A blockchain da Binance, será de grande importância para o CBDC do Cazaquistão

Binance

BNB Chain, da exchange Binance, será usada para trafegar a moeda digital (CBDC) de Cazaquistão

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, revelou que a BNB Chain, desempenhará um papel na moeda digital do Banco Central da República do Cazaquistão (CBDC). O país da Ásia Central está na corrida por um CBDC desde maio de 2021.

Como o Banco Central do país anunciou no final do ano passado, uma decisão sobre a viabilidade de lançar uma CBDC deve ser tomada até dezembro de 2022.

Via Twitter, “CZ” escreveu que a equipe da Binance está incansavelmente empurrando a adoção global de criptomoedas e se reuniu com o Primeiro Vice-Governador do Banco Nacional do Cazaquistão (NKB), Berik Sholpankulov, e o Chefe do Centro de Pagamentos e Tecnologia, Binur Zhalenov, nas últimas semanas.

O resultado da reunião foi que a Cadeia BNB será integrada à Tenge digital, a CBDC do Cazaquistão.

Nós apresentamos à comunidade #BNB Chain para discutir testes integrando seu CBDC (Digital Tenge) com @BNBCHAIN.

Embora ainda não tenham dado mais detalhes, parece provável que o CBDC seja baseado em uma arquitetura multi-cadeia. De fato, a NKB anunciou em dezembro de 2021 que o CBDC está sendo testado na plataforma Corda da R3.

Nos últimos meses, um piloto da CBDC estava sendo executado no Cazaquistão em um ambiente controlado com consumidores e comerciantes reais. A este respeito, CZ afirmou:

Ansioso para a NBK preparar os casos de uso do CBDC para ver como eles podem ser integrados à #BNB Chain para preencher a lacuna entre os bancos tradicionais e o ecossistema de criptomoedas.

O piloto está sendo testado com dois dos maiores Bancos comerciais do país, o Kaspi Bank JSC e o Eurasian Bank JSC.

O modelo CBDC do Cazaquistão é de duas camadas, o que significa que o Banco Central supervisiona todo o sistema e bancos menores abrem carteiras digitais de Tenge onde os usuários podem trocar e resgatar Tenge digital e fazer transferências interbancárias.

O Banco Central do Cazaquistão também disse que o CBDC não se destina a substituir pagamentos em dinheiro ou sem dinheiro. Portanto, os tokens de Tenge digitais não serão registrados nos balanços dos Bancos, mas apenas nas carteiras digitais dos usuários.

Laços da Binance no Cazaquistão para integrar a cadeia BNB

Como CZ apontou em seu post no Twitter, a Binance mantém boas relações com o governo cazaque e o Banco Central. Apenas três semanas atrás, a exchange de criptomoedas recebeu uma “licença permanente” para operar uma plataforma de ativos digitais e fornecer serviços de custódia.

A licença dá à Binance o status de plataforma regulamentada e autoriza a empresa a fornecer serviços de negociação de ativos digitais, depósito e retirada de moeda fiduciária e serviços de custódia.

Além disso, a Binance também recebeu aprovação presidencial para desenvolver um mercado de ativos virtuais no Cazaquistão. Para este fim, CZ e a Autoridade de Supervisão Financeira da República do Cazaquistão assinaram um memorando de entendimento (MOA).

De acordo com Zhao, o acordo faz parte do Programa de Treinamento de Policiais (LETP) da empresa para combater crimes cibernéticos. A LETP já está instalada na França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Canadá, Brasil, Paraguai e Israel.

No momento da redação deste artigo, o BNB está sendo negociado a cerca de US$ 287 tendo uma precificação de US$ 5,70% se comparado com a semana anterior, conforme dados do site de rastreamento Coinmarketcap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future