Blockchain conjunto reúne quatro dos maiores fabricantes de carros do mundo e mais 30 empresas

Quatro dos maiores fabricantes de carro lançaram sua plataforma conjunta de blockchain hoje, em uma aposta para mudar o ramo do transporte, sendo um relato do TechCrunch.

Leia mais: CEO do Barclays descarta mesa de operações de criptomoedas, por enquanto

Além de BMW, GM, Ford e Renault, o Mobility Open Blockchain Initiative (MOBI) é obra de mais de 30 outros participantes, como Bosch, Hyperledger, IBM e IOTA.

Juntos, os membros focarão em utilizar o blockchain e tecnologias relacionadas para tornar a mobilidade mais segura, ecológica e acessível, segundo consta no site oficial do projeto.

Leia mais: Acordo de paz coreano é registrado em um blockchain Ethereum

1*UkRx GLA3q o2tWOm irVA
Banner do comunicado oficial da IOTA sobre fazer parte da MOBI

MOBI é a maior joint venture de sua espécie na indústria automotiva, com fabricantes tendo lançado seus próprios serviços de blockchain ou se juntado a iniciativas já existentes, como os serviços oferecidos da própria Hyperledger.

“Ao reunir fabricantes de automóveis, fornecedores, startups e agências governamentais, nós podemos acelerar a adoção para beneficiar os negócios, consumidores e comunidades,” afirmou o CEO e diretor da MOBI, Chris Ballinger, em uma declaração citada pelo TechCrunch.

Embora a premissa da MOBI seja ampla, seu potencial é visível, sendo um esforço dos negócios automobilísticos para adotar a utilização de blockchain.

A Daimler (fabricante da Mercedes), por exemplo, lançou sua própria criptomoeda chamada MobiCoin em março. Desenvolvida para recompensar motoristas por bom comportamento nas estradas, o projeto está em uma fase de testes de três meses.

Leia mais: Bitcoin novamente acima dos US$9 mil, Loom apresenta ganho de 45%

Fonte: The Cointelegraph