Blockchain da EOS sofre parada após bug no software congelar transações

O blockchain da EOS sofreu uma parada, após um aparente bug na mainnet fazer com que a rede pausasse de forma inesperada e indefinida.

Leia mais: CIA não confirma (nem nega) informação sobre conhecer a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto

Segundo um post da EOS New York, publicado em nome dos 21 produtores de bloco, a mainnet pausou hoje de forma inesperada, fazendo com que os produtores de bloco iniciassem uma conferência para identificar e discutir sobre o problema. Pouco tempo depois, os produtores de bloco desligaram seus nós e copiaram os dados do blockchain, para ajudar a garantir que nada no histórico da rede será perdido.

https://twitter.com/EOSauthority/status/1007939757702369280

“Às 09:56 UTC (uma hora atrás), nós recebemos um alerta de que as transações foram congeladas na rede EOS globalmente. Todos os produtores de bloco estão cientes. Nós estamos em uma conferência com todos os produtores para identificar e resolver este problema. Ainda não há previsão de correção.”

Leia mais: Cerca de 5% dos tokens Monero em circulação foram minerados através de malwares

Desenvolvedores já identificaram o problema, e uma atualização postada no canal de atualizações da mainnet da EOS no Telegram declarou que a criadora da EOS, Block.one, está desenvolvendo uma correção do software.

“A causa está relacionada com as diferentes formas através das quais as transações eram manejadas. Uma correção será lançada em breve pela BlockOne.”

O lançamento do software, que será publicado sob o nome 1.0.5, introduzirá uma correção aos “nodeos”. Uma vez que os produtores de bloco tenham feito o upgrade em seus nós, os blocos serão revertidos até o último bloco irreversível — 1027597, segundo o CryptoLions.io — e os produtores de bloco farão uma sincronização. Por fim, a cadeia será reaberta ao público.

A rede EOS foi ativada oficialmente somente em 14 de junho, e esta falha ocorreu menos de 48 horas após o lançamento do blockchain.

Enquanto os produtores de bloco têm se esforçado para manter os usuários atualizados sobre o estado da rede, o fato de que o blockchain está sendo corrigido por meio de uma chamada em conferência ressaltou porque muitos críticos argumentaram que a EOS não é uma criptomoeda suficientemente descentralizada.

Leia mais: Estrelas de Hollywood protagonizarão filme sobre criptomoedas

Fonte: CCN