Blockchain deve “quase nunca” ser utilizado para garantir privacidade
O maximalismo do blockchain não resolverá os problemas de privacidade da internet, disse Amber Baldet hoje.
Leia mais: Hong Kong e Singapura se provaram abrigos seguros para listagem de ICOs
A ex-chefe do departamento de blockchain da JPMorgan fez os comentários durante um discurso sobre a “Internet de Valor”, realizado durante a conferência MIT Technology Review’s Business in Blockchain.
Ela afirmou:
“O maximalismo que prevê que devemos fazer tudo de forma descentralizada é quase uma falácia.”
Baldet ainda explica:
“Se você quer um meio de comunicações seguro e privado, você deve quase nunca utilizar um blockchain. Você quer algo efêmero, e não imutável.”
Leia mais: Shenzhen cria fundo para apoiar startups relacionadas a blockchain da cidade
Ela sugeriu então redes híbridas, que podem solucionar o problema de uma forma melhor. No mesmo sentido, ela alegou que blockchains não são uma solução de privacidade, mas um produto da segurança da informação.
Seu discurso salientou a variedade de blockchains e tecnologias de registros distribuídos, além de enfatizar que não há uma aproximação correta para todas as versões. Ela também comentou que dadas as escolhas entre privacidade e conveniência, as pessoas sempre escolhem a conveniência.
Baldet, que supervisionou o desenvolvimento do blockchain permissionário da JPMorgan, Quorum, deixou o banco de Wall Street no início deste mês para criar sua própria empresa. Ela ainda não revelou maiores detalhes sobre seus planos.
Você concorda com a afirmação de Baldet? Conta aí!
Leia mais: Análise Bitcoin – 23/04/2018
Fonte: CoinDesk