Blockchain e sua importância na educação

edu01 interna

Negócios em todo o mundo escolheram a tecnologia para melhorar seus resultados; mas ela também pode ser utilizada para desenvolver a inteligência.

Blockchain educa

Apesar de a tecnologia blockchain ter começado no mercado financeiro, ela não se limita a ele: armazenar dados em “blocos”, de maneira rápida, segura e inviolável, pode fazer toda a diferença no ensino.

Os recursos oferecidos são imensuráveis e podem ser adaptados para aprimorar todos os aspectos das instituições. Entenda:

Automatização

Verificar títulos pode ser uma tarefa bastante cansativa e burocrática: por meio da blockchain, é possível criar mecanismos digitais automatizados para verificar as formações dos alunos e, com isso, cortar custos e acelerar processos – a exemplo do que a Blockcerts já está fazendo.

Além disso, todo o processo fica muito mais seguro: as informações inseridas na rede não podem mais ser alteradas, o que garante confiabilidade nos resultados.

Diplomas e certificados

A emissão de diplomas é um processo que pode levar meses, pois grande parte do serviço é realizado manualmente. Contudo, é possível automatizar todo o processo de emissão e validação de certificados para que eles saiam em instantes.

Toda a documentação pode ser verificada imediatamente por meio de uma hash (identificação): ou seja, não é mais necessário solicitar cópias físicas para nenhuma finalidade;

Financiamento estudantil

Obter crédito para estudar, muitas vezes, pode ser uma tarefa bastante complicada, pois envolve uma burocracia sem precedentes. Mas um sistema blockchain integrado pode resolver esse problema de uma vez por todas.

A liberação de crédito pode ser automaticamente liberada mediante determinados parâmetros, sem a necessidade de intermediários para a liberação;

Menos fraudes

Sistemas financeiros baseados em tecnologia distribuída são muito mais seguros que os modelos criptográficos tradicionais. Tendo em vista que fraudes em empresas são uma triste realidade – e na educação não seria diferente – sistemas robustos podem melhorar a saúde econômica das instituições de ensino.

Resumo

A Web3 chegou para mudar a forma como lidamos com dados, e isso é fundamental para garantir que a educação avance em conjunto com todo o resto do mercado.

Tecnologias blockchain garantem o fim do desperdício de papel, o fim da burocracia desnecessária e o início de uma era de transparência e confiabilidade.

Poucas são as instituições de ensino que fazem uso desta tecnologia: espera-se, entretanto, que essa realidade mude rapidamente nos próximos anos.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.