Blockchain World Wire: IBM lança sistema de pagamentos baseado em Stellar
IBM finalmente lança seu sistema de pagamento baseado em blockchain
A IBM está tirando seu sistema de pagamento baseado em blockchain, que já está sendo produzido há tempos, de sua fase beta, com o lançamento de um novo produto chamado Blockchain World Wire.
Leia mais: Cidade japonesa testa sistema de votação baseado em blockchain
Destinado a instituições e utilizando a rede blockchain Stellar, a “Big Blue” afirma que sua nova incursão no ramo financeiro pode simultaneamente verificar e compensar pagamentos internacionais quase em tempo real.
Semelhante a outras redes de pagamento baseadas em blockchain, como a Ripple, a World Wire visa acabar com os intermediários bancários que aumentam a complexidade e os custos dos pagamentos internacionais tradicionais.
Segundo um documento fornecido pela IBM, o produto funciona substituindo os intermediários bancários normalmente necessários para pagamentos internacionais efetuados com ativos digitais, enviados em uma rede distribuída.
A companhia afirma em seu site:
“Duas instituições financeiras transacionando juntas concordam em utilizar uma stablecoin, uma moeda digital de um banco central ou outro ativo digital como ponte entre duas moedas fiat. O ativo digital facilita a troca e fornece importantes instruções de compensação.”
Efetivamente, utilizando APIs da World Wire nos sistemas já existentes dos bancos, as moedas fiat são trocadas por ativos digitais em um banco. São então transmitidas para o banco B, onde elas são convertidas para uma segunda moeda fiat. A IBM afirma:
“Todas os detalhes da transação são gravados em um blockchain imutável, prezando pela transparência.”
A IBM revelou em julho estar trabalhando com uma startup chamada Stronghold, com planos de lançar uma stablecoin de baixa volatilidade que se baseará em blockchain stellar e utilizará seu mecanismo de consenso para verificar transações. Jesse Lund, chefe de serviços em blockchain para instituições financeiras na IBM, afirmou à época:
“O que nós realmente queremos fazer é permitir que todo tipo de rede transacional digital compense suas transações com moeda fiat digital nas mesmas redes blockchain.”
A IBM planeja demonstrar o produto durante a conferência bancária Sibos, que ocorrerá em outubro, segundo um relato.
Disputas acirradas aguardam a IBM
Com sua ação em pagamentos baseados em blockchain, a IBM estará competindo com a Ripple, que já oferece diversos produtos semelhantes destinados a instituições, como xCurrent e xRapid, cuja utilização tem crescido globalmente.
Diversas instituições notórias estão trabalhando em seus próprios produtos semelhantes, tendo a GMO, Ant Financial (afiliada do Alibaba) e outras anunciado ações na esfera.
A IBM tem trabalhando com o projeto stellar desde outubro do ano passado, indicando em março que estava interessada em expandir suas aplicações de negócios para as criptomoedas.
Lund disse à época:
“O que está acontecendo é que há emergência em um novo segmento que possa realmente ser um dos grandes, que é uma tipologia de rede blockchain permissionária, mas pública.”
Fonte: CoinDesk