BNDES e TSU lançam Blockchain para aumentar a transparência pública

BNDES

Blockchain brasileira foi lançada pelo BNDES e TCU, a rede foi desenvolvida para auxiliar nos serviços públicos e gerar mais transparência

Gustavo Montezano, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, responsável pelo desenvolvimento da rede, declarou que a entidade firmará convênios com outras instituições governamentais para colaborar nessa tarefa, afirmando que “quanto mais pessoas agirem coletivamente, melhor.”

Montezano também afirmou que o próximo passo para a Rede Blockchain brasileira seria sair da estrutura de laboratório e estabelecer um protótipo de produção funcional, para que outros terceiros possam se concentrar na construção de aplicativos na rede.

A rede ainda está em fase experimental nos laboratórios dessas instituições, e deve apresentar aplicações de trabalho até 2023.

Trazendo confiança às instituições públicas novamente

Um dos maiores problemas que essa rede busca solucionar é a desconfiança que os brasileiros têm das instituições estatais. Wesley Vaz, que é diretor do Departamento de Inspeção de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União, acredita que a migração de processos públicos para uma Blockchain e fazê-los seguir restrições estabelecidas pode ajudar nessa questão.

Essas regras e restrições de Blockchain serão projetadas para substituir os procedimentos padrão de hoje. Montezano explicou que o projeto tem potencial para atingir esses objetivos. Ele afirmou:

A Rede Blockchain brasileira pode mudar definitivamente o funcionamento da máquina pública em termos de transparência, eficiência e segurança.

Embora a rede esteja em desenvolvimento desde 2018, o BNDES começou recentemente a divulgar detalhes sobre sua operação técnica. Em março, Gladstone Arantes divulgou que o projeto da rede seria baseado em um mecanismo de consenso de prova de autoridade, sem mineração no topo da cadeia. Na época, ele também revelou que o projeto usaria o Hyperledger Besu 2.0 como base.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_