Bolsa de Valores da Austrália posterga lançamento de compensação baseado em blockchain
ASX adia lançamento de sistema baseado em blockchain
A Bolsa de Valores da Austrália (ASX) adiou para 2021 o lançamento do substituto baseado em blockchain para o sistema de validação e compensação criado a décadas, CHESS.
A ASX publicou um novo relatório hoje, em resposta ao feedback do público em um documento de consulta publicado pela instituição em abril, referente ao novo sistema. A companhia tinha como previsão, à época, que o novo sistema seria lançado até o final de 2020.
Como resultado do documento, a exchange afirmou que recebeu 41 submissões de vários acionistas no processo, como participantes de validação e compensação, provedores de pagamento e operadores do mercado.
Baseada nas respostas, a ASX decidiu postergar o lançamento para março ou abril de 2021. A companhia também estenderá um período de teste para desenvolvimento de usuários, além de uma fase de teste para a indústria, que durará seis meses antes da implementação oficial.
Leia mais: Monero se mantém firme e avança 14,46%
Por que adiar o blockchain?
A razão para o adiamento se deu por conta de preocupações arguidas por aqueles que responderam ao documento, acerca da possibilidade de implementação entre o último trimestre de 2020 e primeiro trimestre de 2021, tendo em vista a significância da mudança e do alcance da nova tecnologia.
A ASX explicou que há uma visão comum nas respostas, sobre a implementação propor muitas funcionalidades novas a serem implementadas, em um curto período de tempo. A instituição acrescentou:
“Foi argumentado que isso resultaria em um aumento na complexidade e risco nas fases do projeto, bem como no período de implementação.”
Desta forma, sete funcionalidades do sistema blockchain que a ASX inicialmente havia planejado incluir no lançamento serão implementadas posteriormente, como compensação em moedas estrangeiras e informações sobre o saldo da conta.
Ademais, a Bolsa de Valores da Austrália alertou que as novas funcionalidades que estarão disponíveis para usuários no lançamento também dependerão de potenciais problemas de risco, além de conformidade regulatória.
A ASX tem explorado como adotar a tecnologia de registros distribuídos desde 2015, anunciando no ano passado que lançará um sistema de compensação baseado em blockchain, em um esforço para cortar custos operacionais e impulsionar a eficiência nas transações.
Por fim, o prazo revisado para implementação segue as recentes afirmações feitas pelo diretor administrativo e CEO da exchange, Dominic Stevens, sobre o novo sistema ser capaz de economizar US$23 bilhões após ser implementado.
Leia mais: Blockchain World Wire: IBM lança sistema de pagamentos baseado em Stellar
Fonte: CoinDesk