Bosch é nova gigante a aderir ao blockchain Ethereum

Ainda não se sabe exatamente qual será o uso, mas estão confirmados projetos envolvendo o blockchain Ethereum. Amazon e Samsung são outros cases recentes

A Bosch, uma das mais significativas players da área automotiva, é mais uma das grandes empresas a anunciar projetos de adequação à tecnologia blokchain. Já se sabe que a marca vai desenvolver usos baseados em Ethereum, embora ainda não tenha sido divulgada a aplicação específica. A aposta de alguns analistas de olho no mercado é de que a rede distribuída venha a ser utilizada nos sistemas de portas de carregamento para carros elétricos.

Na recente edição do Bosch ConnectedWorld, em Berlim, a empresa anunciou testes relacionados às portas de carregamento, como também destacou sua pesquisas voltadas à comunicação e a operação autônomas no setor automotivo, destacando a aplicabilidade do Ethereum para a sua implantação. O  evento anual reúne executivos, transformadores digitais, inovadores, desenvolvedores, empreendedores e entusiastas da internet das coisas (IoT) e já tem a próxima edição prevista para fevereiro de 2020.

Por falar em IoT

A Bosch, por sinal, vem se mostrando ativa proponente da adoção da Internet das Coisas pela indústria, tendo importante participação no desenvolvimento do IOTA, um projeto cujo foco é justamente a criação de um ecossitema seguro e descentralizado como suporte à internet das coisas. A IoT, por sua vez,  está relacionada justamente à integração de objetos e máquinas à Internet, permitindo amplo rastreamento e conectividade. A Bosch é uma das usuárias do Tangle, um sistema de registro distribuído voltado à IoT.

A confirmação oficial do uso do Ethereum pela Bosch vem na esteira de outras importantes adesões recentes. A Amazon acaba de anunciar o uso da rede como suporte à Amazon Managed Blockchain,que permite futuras aplicações escalanodas de blockchain as a service, usadas pelos próprios clientes, independente da associação com softwares ou hardwares específicos.

A Samsung também divulgou, recentemente, ações de aplicação blockchain com o aporte do Ethereum. Um dos primeiros grandes projeto Samsung Galaxy S10 com chaves privadas de criptografia, dApps e suporte de assinaturas digitais. A empresa possui, ainda, uma carteira criptográfica compatível com ETH e outros tokens ERC20

 

COM INFORMAÇÕES DE: EWN

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.