No Breakpoint, em Amsterdã, Solana faz grandes anúncios e fortalece a presença da América Latina
O evento Solana Breakpoint em Amsterdã, apresentou inovações, como parcerias com a AWS, Google, Visa e Shopify
O evento global da Solana, Breakpoint, que aconteceu nos Países Baixos, nos dias 30 de outubro a 03 de novembro, se tornou a plataforma de lançamento para anúncios e iniciativas inovadoras, estabelecendo um rumo ousado para o futuro do ecossistema Solana e do mundo mais amplo da Web3.
Os “nós” da Solana agora estão na nuvem através de sua integração com a Amazon Web Services (AWS). O anúncio da parceria entre a Blockchain e a gigante do E-Commerce foi feito pela Solana Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à descentralização, adoção e segurança da rede Solana.
A tecnologia da Solana baseados em nuvem são ideais para grandes empresas financeiras tradicionais ou projetos nativos da Web3 que desejam usá-la, mas não têm infraestrutura ou recursos financeiros para construí-los por conta própria.
Segundo Dan Albert, da Fundação Solana.
Isso representa um avanço para o ecossistema Solana. A experiência necessária para executar um nó caiu significativamente, tornando mais fácil do que nunca a implantação em Solana.
Com a integração de “nós” Solana através do AWS Blockchain Node Runners, uma iniciativa de código aberto para implantação de nós Blockchain de autoatendimento, as empresas poderão implantar validadores Solana com alguns comandos. Isso permite uma conexão de seus aplicativos descentralizados com a Blockchain Solana, proporcionando flexibilidade e controle sobre suas operações na rede.
A rede da Solana é a segunda Blockchain a ser suportada pelo Blockchain Node Runner, depois do Ethereum.
Dados da Solana no Google Cloud
Ainda no primeiro dia de evento, Solana anunciou que seus dados agora estão disponíveis no Google Cloud BigQuery, o data warehouse sem servidor do Google Cloud. O Google Cloud BigQuery é um recurso que permite que qualquer pessoa, desde desenvolvedores a empreendedores e empresas, acessem dados de arquivos e de insights analíticos.
O BigQuery é um armazenamento de dados corporativos totalmente gerenciáveis que ajudam a analisar esses dados com recursos integrados, como Machine Learning, IA, Análise Geoespacial e Business Intelligence.
Por exemplo, o mercado multichain de NFT Floor já está usando o BigQuery para analisar NFTs Solana vendidos em sua plataforma para o Google Cloud BigQuery.
Dan Albert, diretor executivo da Solana Foundation, comemora dizendo que:
Adicionar Solana ao programa de conjunto de dados públicos do BigQuery é um marco na missão do ecossistema de equipar desenvolvedores e consumidores Web3 com os insights de que precisam para construir de forma mais eficiente e criativa em Solana.
Firedancer, Visa e Outros Destaques no Breakpoint
Durante a Breakpoint, a Solana Foundation anunciou o lançamento da rede de testes Firedancer, um novo cliente validador solana, buscando aumentar a velocidade, a confiabilidade e reduzir os requisitos de hardware para validadores. O projeto foi desenvolvido pela Jump Crypto e já está disponível no GitHub.
A Shopify já aceita pagamentos em USDC com a Solana, a Solana Pay foi adicionado às soluções de pagamento, dando a milhões de comerciantes acesso a criptomoedas. Catherine Gu, chefe de pesquisa de protocolo e CBDCs na visa, também esteve no palco falando sobre o futuro financeiro e a Blockchain. Catherine abriu que a Visa já faz testes com USDC desde 2021 e escolheu a Solana para envios de pagamentos com stablecoin por ser uma blockchain de alta performance, com alta velocidade e baixo custos.
Trevor Harries-Jones revelou que a Render Network, líder mundial em computação descentralizada, realizou com êxito a migração de sua infraestrutura central de Ethereum para a Solana. E a Slingapresentou sua plataforma de pagamentos peer to peer, rodando em USDC. Imagine um mundo onde você pode realizar transações instantâneas entre si, praticamente de graça. Foi isso que o Mike Hudack imaginou.
O Game Shift da Solana Labs está a todo vapor. A API de jogos web3 já está em beta aberto e as equipes podem se inscrever para o beta. Além disso, a Solana Labs também anunciou o seu programa de incubação, o prazo para as inscrições vai até o dia 30 de novembro Em “Criando Oportunidades para Artistas e Colecionadores” no Palco Inovador, a Fundação Solana anunciou que a comunidade está se preparando para o Art Basel Miami em dezembro. Além disso, a ExchangeArt divulgou prévias de seus planos futuros.
Todas essas empresas optaram pela Solana devido à qualidade da tecnologia que ela oferece e ao rico ecossistema que a acompanha.
Solana marcando presença Latina
O Breakpoint também se destacou pela forte presença da América Latina e da comunidade da Solana Foundation no Brasil, que demonstra o crescente interesse de participação na região que se fortaleceu nos últimos anos.
O Coffee Break with Circle and Solana Latam convidou todos os latinos presentes no evento para um momento de networking e troca com a equipe da Circle.
De acordo com Diego Dias, Head of Latam da Solana Foundation e responsável pela Superteam DAO na região:
A Solana Foundation está investindo na América Latina e o Brasil é um ponto importantíssimo desse movimento. Estamos apoiando nossos parceiros como a Circle a expandir na região. Esse é um dos grandes diferenciais da Solana – trabalhamos com equipes do nosso ecossistema para crescermos juntos e levar os melhores projetos de blockchain para novos mercados. O Superteam é a DAO responsável pela expansão internacional da Solana, que já está em 8 países e tem o Brasil, Argentina, e Colômbia como próximos destinos.
No último dia do evento, o painel ‘Pagamentos em Solana, a revolução do comércio digital’ destacou o potencial da Blockchain para transformar os sistemas de pagamento e comércio digital. Com uma sessão especial sobre a migração do projeto Helium para a rede Solana, com o objetivo de trazer esse ecossistema para o Brasil.
A próxima edição do Solana Breakpoint em 2024, acontecerá em setembro, em Cingapura! E informações podem ser adquiridas no site oficial.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future