Brexit e criptomoedas segundo a gigante OKEx

Gigante do mercado cripto, OKEx discorre sobre crise econômica, Brexit e criptomoedas

Com volume de negociação superior à 31 bilhões de dólares apenas nos últimos 30 dias, a OKEx é atualmente a exchange que mais movimenta dinheiro no mercado cripto. Uma gigante que possui em sua plataforma mais de 400 opções de ativos para trade.

Pouco tempo atrás a OKEx publicou um texto através do site medium falando sobre como o Brexit pode impactar as criptomoedas. Você pode ler o texto na íntegra (em inglês) clicando aqui. Os pontos mais relevantes discutidos você confere abaixo.

OKEx em primeiro lugar no ranking das exchanges segundo o site coinmarketcap

 

Conflito EUA x China e Brexit

Falamos ontem sobre um texto publicado no site da Nasdaq a respeito do Bitcoin como um porto seguro. Em comum acordo com o que diz a OKEx está o fato de que a crise econômica global protagonizada por Estados Unidos é China poder ser visto como um gatilho importante para as criptos. As ações do presidente Donald Trump passam longe de impactar apenas os Estados Unidos, gerando reflexos em todo o mundo.

Falamos também que a desaceleração econômica interna e corte dos juros pelo FED foram repercussões diretas do modelo Trump de governo, mas outros desdobramentos ainda devem ser pesados. A política externa dos EUA não irritou apenas a China, mas também a a Rússia, UE e Irã, para citar apenas alguns. Todo esse conflito gera tensão nos investidores que, por medo de perder, buscam uma alternativa segura.

Não bastasse isso, há também toda a incerteza envolvendo o Brexit. Lider conservador e atual primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson já deixou claro que pretende retirar o Reino Unido da União Europeia, e logo. Segundo a Folha de São Paulo, Bóris irá retirar a Grã-Bretanha do bloco até 31 de outubro desse ano, “sem ‘se’ nem ‘mas'”.  Trata-se de um momento muito delicado para os investidores.

Você pode conferir abaixo o infográfico resumido do Brexit criado pela BBC.

 

“Ainda não está clara a escala de impacto que um Brexit sem acordo poderia trazer para o Reino Unido e para a economia global. No entanto, a última declaração do Banco da Inglaterra poderia fornecer uma pista. Apesar de manter as taxas de juros inalteradas, o BoE destacou o risco de desaceleração do crescimento subjacente devido ao Brexit, dizendo que o crescimento “parece ter diminuído desde 2018 para uma taxa abaixo do potencial, refletindo tanto o impacto da intensificação das incertezas relacionadas ao Brexit sobre investimento empresarial e crescimento global mais fraco sobre o comércio líquido.” – explicou a OKEx.

Incerteza e criptomoedas

Com toda a incerteza envolvendo a política global, é natural que os investidores fiquem preocupados. Nesses casos é bastante comum ver fugas das moedas tradicionais rumo ao ouro e outros ativos de segurança.

A Libra Esterlina (GBP/USD) que era cotada em U$ 1,70 em relação ao dólar em 2014, U$ 1,43 em 2018 e agora é negociada à U$ 1,22 só fez cair desde o anúncio do Brexit, em um clara fuga de capital para outros ativos.

Gráfico por: Tradingview

 

Como a OKEx observa, é difícil ignorar o desempenho do Bitcoin, e pode haver algumas oportunidades no âmbito das criptomoedas geradas pelo Brexit. À medida que as negociações prosseguem, a volatilidade nos mercados é esperada. Traders experientes enxergam em momentos como esses grandes oportunidades de lucrar.

“Além do ouro, o desempenho atraente do Bitcoin é muito difícil de ignorar. Quer o bitcoin seja um ouro digital ou não, esses debates acalorados parecem incapazes de parar os touros das criptomoedas. Sem dúvida, o Bitcoin compartilha não todas, mas algumas das qualidades e características do ouro, como a reserva de valor. Em um mundo onde muitas incertezas e mercados eram viciados em dinheiro barato e baixas taxas de juros, o Bitcoin é particularmente atraente para alguns investidores.” -completa a OKEx.

Vale lembrar também que Bitcoin subiu mais de 1000% desde o anúncio do resultado do referendo do Brexit, e espera-se que permaneça em foco enquanto o parlamento do Reino Unido estiver programado para retomar em cerca de duas semanas. Uma pesquisa recente mostra que os cripto analistas acreditam que o Brexit trará um impacto positivo nos preços mais amplos de criptomoedas.

De maneira mais exata, é difícil prever como os grandes mercados e investidores irão reagir ao Brexit e se haverá uma fuga ainda maior de capital para as criptomoedas. Para nós pequenos investidores, ficar de olho na situação atual e atentos à oportunidades no Bitcoin podem ser diferenciais para pegar um movimento forte de alta desde o início.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.