Brian Kelly: não há chance de um ETF de Bitcoin ser aprovado em 2019
Nada de ETF baseado em Bitcoin então?
O cripto empresário e contribuidor regular da CNBC, Brian Kelly, alegou que não há chance de um ETF baseado em Bitcoin ser aprovado em 2019. Kelly fez suas afirmações durante uma entrevista concedida ao Cointelegraph, durante a Crypto Finance Conference, realizada na Suíça.
Discutindo o estado geral do mercado das criptomoedas, Kelly previu que 2019 será um ano melhor que 2018. O analista argumentou que o mercado está próximo da sua fase baixa, mas é possível que haja uma outra queda. Falando sobre o que podemos esperar sobre 2019, Kelly prosseguiu:
“Em 2019 o foco provavelmente será nas moedas — Bitcoin, Litecoin, algumas destas — porque nós temos muita tensão geopolítica no mundo. Nós estamos começando a ver algumas grandes economias utilizando Bitcoin como alternativa para o ouro, ou como uma forma de criar um fundo contra flutuações das moedas fiat e volatilidade.”
De acordo com Kelly, 2019 será um ano no qual o Bitcoin será muito mais aceito entre os investidores mainstream.
Entretanto, quando perguntado sobre a probabilidade de um ETF baseado em Bitcoin receber aprovação do governo este ano, Kelly afirmou que não há chance disso ocorrer.
A aprovação pela SEC de um ETF de Bitcoin — um fundo de investimento que pode seguir o valor do ativo por trás dela e ser negociado em bolsas de valores — é um evento altamente aguardado, sendo visto por muitos como um pre-requisito para que grandes investidores institucionais adentrem o mercado.
Em 2018, a SEC recebeu diversos pedidos de para aprovação de um cripto ETF, de diversas figuras diferentes, como os gêmeos Winklevoss, mas ainda não aprovou nenhum deles. Expandindo seu ponto de vista, Kelly afirmou que a agência provavelmente não mudará sua opinião em um futuro próximo, tendo em vista que existem muitas questões não resolvidas. De acordo com o analista, levará mais do que um ano para resolver os problemas existentes.
Kelly previu ainda que, durante os próximos anos, o mundo passará por uma recessão, seguida de uma nova crise financeira. Entretanto, a natureza desta será diferente das crises anteriores, o que criará uma janela de oportunidade para as criptomoedas e resultará em torná-las uma forma alternativa ao dinheiro fiat.
Kelly previu em agosto do ano passado que a aprovação de um ETF baseado em Bitcoin não aconteceria antes de fevereiro de 2019. Ele então afirmou que o argumento da SEC se daria no sentido dos mercados de contratos futuros não estarem maduros o suficiente, ressaltando de qualquer forma que eles estão evoluindo rapidamente.
Fonte: The Cointelegraph