BRICS considera criação de criptomoeda para sistema de pagamento unificado

Uma criptomoeda pode ser a solução para sistema de pagamento unificado do BRICS

A BRICS, que inclui cinco importantes economias nacionais, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizou recentemente sua 11ª cúpula de 13 a 14 de novembro no Brasil. As cúpulas anuais dos países do BRICS enfatizam amplamente temas como ciência, mudança climática, tecnologia, inovação e economia digital, enquanto pretendem coibir questões como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Além disso, a associação BRICS atua como uma ponte entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A recente cúpula no Brasil analisou a ideia de criar um sistema de pagamento comum para facilitar os acordos entre os países membros. De acordo com o diretor-geral do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), Kirill Dmitriev, a cúpula recebeu com satisfação a ideia de um sistema de transações unificadas. Com relação a isso, as nações apoiaram a ideia de criar uma criptomoeda para esse método de transação.

A Índia está abrindo portas para criptomoeda?

É importante notar aqui que a Índia, que é uma nação membro, tem sido um forte oponente das criptas até a data. Na medida em que, na Índia, manter ou investir em criptografia também é proibido. Agora, quando o país sinalizar verde para o sistema de pagamento único, que pode se basear em criptos, é preciso ver se a maré mudará para criptomoedas na economia que mais cresce.

Em meio à negociação dos países do BRICS em relação ao sistema de pagamento único baseado em criptomoeda, a Índia parece estar mudando sua percepção negativa para as moedas digitais. O país começou a enxergar as criptos com otimismo, já que seu governo incluiu um curso educacional relacionado à tecnologia blockchain e criptomoeda. Notavelmente, a visão pessimista das moedas digitais se deve em grande parte à falta de conhecimento, que provavelmente mudará agora. O governo indiano adicionou um novo curso chamado ‘Introdução à tecnologia e aplicativos Blockchain’ ao ‘Swayam’, uma plataforma de aprendizado. O curso de oito semanas será iniciado no próximo ano.

A posição das nações do BRICS sobre a criptomoeda provavelmente beneficiará o mercado notavelmente, especialmente quando um país como a Índia utilizará seu potencial. Além disso, Dmitriev revelou como a cúpula prevê esse sistema de pagamento unificado,

“Um sistema de pagamento do BRICS com operação eficiente é capaz de estimular acordos em moedas nacionais e garantir a estabilidade de acordos e investimentos entre nossos países, que formam mais de 20% do fluxo global de investimentos estrangeiros diretos.”

Fonte: CryptoNewsz

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.