Países do BRICS estudam desenvolver uma stablecoin para liquidação comercial

Brics

Os países membros do BRICS estão considerando o uso de stablecoins para liquidação comercial, uma classe de ativos que vem ganhando forças

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, revelou que o bloco BRICS está considerando o uso de stablecoins para assentamentos internacionais, além de desenvolver a plataforma “BRICS Bridge” para interoperabilidade de pagamentos em Moeda Digital do Banco Central (CBDC).

Ele mencionou o papel das stablecoins apoiadas por moeda fiduciária para promover cooperação financeira entre os países BRICS, possivelmente visando uma moeda nativa do bloco. O progresso e os planos para essa stablecoin ainda são desconhecidos.

O Grupo entre os países tem discutido alternativas para a desdolarização, com ênfase nos últimos meses devido à inflação e ao abrandamento econômico.

No mês passado, o bloco econômico anunciou um sistema de pagamentos baseado em moedas digitais e blockchain, visando ser conveniente, econômico e livre de política, conforme mencionado pelo assessor russo do Kremlin, Yury Ushakov.

Mercado de stablecoin registrando imenso crescimento na adoção

O Grupo BRICS está considerando a mudança para stablecoins em um momento em que o mercado dessas moedas ultrapassou US$ 160 milhões, um marco não visto desde 2022.

Há uma semana, a empresa de pagamentos Triple-A, sediada em Singapura, anunciou a integração da moeda estável do PayPal em suas opções de pagamento para comerciantes.

A Ripple planeja lançar sua stablecoin, refletindo o crescente interesse dos investidores nessa classe de ativos. Com o BRICS considerando a implementação de stablecoins, espera-se um aumento na adoção dessas moedas.

No momento da edição deste artigo, o Bitcoin é negociado a US$ 67,008, com aumento de 3,40% nas últimas 24 horas e de 5,48% se comparado com a semana anterior, segundo a CoinMarketCap.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future