Bug grave da rede Bitcoin Cash foi descoberto por desenvolvedor do Bitcoin
Emergiu a informação de que “a pessoa desconhecida” que notificou os desenvolvedores da Bitcoin ABC sobre uma vulnerabilidade na rede do Bitcoin Cash, que poderia ter causado uma divisão não intencional na rede da altcoin, é um desenvolvedor do Bitcoin.
Em uma postagem no Medium, Corey Fields revelou que ele foi o responsável por anonimamente informar a Bitcoin ABC sobre o SIGHASH_BUG na rede Bitcoin Cash, em 25 de abril do ano passado. Segundo Fields, que trabalha para a Iniciativa de Moedas Digitais do MIT, se a vulnerabilidade fosse explorada com sucesso, as transações de bitcoin cash teriam se tornado inseguras, comprometendo a quarta maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado. A falha foi corrigida no início do mês seguinte.
Leia mais: Qual carteira é mais adequada para você?
Maior ameaça do Bitcoin
No mesmo post, Fields alertou que a maior ameaça do Bitcoin está relacionada com o desenvolvimento de software. Ele escreveu:
“Geralmente me perguntam durante conferências e workshops o que eu considero ser o maior desafio do Bitcoin no futuro. Minha resposta é sempre a mesma: evitar bugs catastróficos no software.”
Segundo Fields, a ameaça representada pelos bugs de software em relação às criptomoedas é subestimada, e as companhias da esfera devem tomar as precauções adequadas para estes tipos de ameaça. Por exemplo, Fields narrou todos os caminhos pelos quais ele teve que passar até informar a Bitcoin ABC sobre a vulnerabilidade.
Parte do problema se deu pelo fato da Bitcoin ABC não possuir uma política referente à responsabilidade de publicidade. Ademais, Fields não conseguiu encontrar chaves de encriptação publicamente disponibilizadas pelos desenvolvedores da Bitcoin ABC, para os quais ele enviou mensagens encriptadas informando sobre a vulnerabilidade, sem o risco de ser vista por outros.
Leia mais: Kim Dotcom: invista em Bitcoin antes que a dívida dos Estados Unidos saia do controle
“Pessoas morreram por menos”
De acordo com Fields, também foi importante permanecer anônimo por conta de sua segurança, caso uma figura maliciosa descobrisse a vulnerabilidade e tentasse explorá-la antes da correção. Isso poderia gerar problemas, com as suspeitas caindo sobre Fields. Ele escreveu:
“Se eu usasse meu nome no momento em que fosse informar o bug, existiriam provas de que eu conhecia formas para atacar a rede. Eu não teria como provar que eu não fui responsável pelo ataque. Então, considere que, coletivamente, bilhões de dólares teriam sido perdidos como resultado de uma invasão. Pessoas morreram por muito menos.”
Quando a Bitcoin ABC anunciou que a vulnerabilidade havia sido corrigida, foi revelado que uma recompensa seria dada ao responsável por informar sobre ela. Em sua postagem, Fields não falou sobre ter reivindicado a recompensa.
Leia mais: Intuit obtém patente para realizar transações de Bitcoin por meio de mensagens de texto
Fonte: CCN