Nayib Bukele coloca o Bitcoin no centro da visão de futuro de El Salvador
O pôster vintage americano apresenta a ideia de que El Salvador é a nova “terra da liberdade” com o Bitcoin, assim como os EUA foram em sua fundação
O presidente Nayib Bukele publicou um pôster em estilo vintage americano convidando as pessoas a se mudarem para El Salvador, que ele chama de “a nova terra da liberdade”. O cartaz destaca as realizações do governo em áreas como segurança e política monetária, enfatizando a ausência de crises de fentanil, tiroteios e saques graças às medidas de segurança adotadas.
O cartaz também destaca a adoção do Bitcoin como moeda de curso legal em El Salvador, tornando-o o primeiro país do mundo a oferecer essa opção a turistas e residentes. O presidente Bukele também propôs facilitar a cidadania para migrantes, permitindo a obtenção da cidadania salvadorenha através de investimentos em Bitcoin.
El Salvador no meio do fogo cruzado
O cartaz de Bukele é visto por alguns como uma celebração da transformação que ele trouxe para El Salvador, fazendo uma comparação com a imagem dos EUA nos anos sessenta. Embora criticado por possíveis violações dos direitos humanos, o presidente fez da segurança uma prioridade e a taxa de homicídios no país caiu 56,8% em 2022. Bukele também celebrou 300 dias sem homicídios em fevereiro.
No entanto, para alcançar esse sucesso, Bukele teve que declarar estado de exceção, impor toque de recolher e travar uma guerra contra as Maras Salvatruchas, a maior quadrilha do país.
O cartaz também destaca as praias e o clima agradável de El Salvador, e Bukele afirmou anteriormente que a recuperação do turismo no país foi impulsionada pela inclusão do bitcoin na economia e pela popularidade do surf.
Bukele anunciou investimentos em praias históricas, incluindo a El Zonte, apelidada de Bitcoin Beach devido à sua adoção da criptomoeda. O governo de El Salvador destinou um investimento de US$ 203 milhões para a construção de infraestrutura de apoio na região, incluindo um novo sistema de drenagem, pontes e ciclovias.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future