Nayib Bukele, presidente de El Salvador compra mais 420 Bitcoins

Quando o preço do Bitcoin caiu abaixo da marca de US $ 60.000, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, dobrou sua campanha de adoção do Bitcoin.

Em uma série de tweets, Bukele afirmou que seu governo havia decidido “comprar o Bitcoin dip” e “já estava lucrando com o Bitcoin” que compraram poucas horas atrás.

Quando desafiado a explicar como isso seria possível se o governo estivesse mantendo, em vez de vender seus Bitcoin, o autoproclamado “Imperador” procurou explicar.

Como podemos ter lucro se 1 #BTC = 1 #BTC ?
Temos um fundo fiduciário contabilizado em dólares, mas o fideicomisso é financiado por USD e BTC. Quando a parte BTC é reavaliada em comparação com a moeda contábil (USD), podemos sacar alguns dólares e deixar o fundo com o mesmo total.

Os críticos da mídia foram rápidos em apontar que, o governo não ofereceu nada no sentido de esclarecer como essas compras de Bitcoin estão sendo feitas.

O maior jornal do país, o El Diario de Hoy, escreveu que o governo de Bukele “ainda não revelou quanto gastou nas compras das criptomoedas e não esclareceu se pagou taxas de comissão para cada compra individual”.

Ele também apontou que o dinheiro usado para comprar as moedas veio de “fundos públicos”.

Detalhes sobre as compras dos Bitcoins

Bukele e seu governo fizeram várias compras simbólicas desde 7 de setembro, dia em que o Bitcoin se tornou a moeda com curso legal do país, junto com o dólar dos Estados Unidos.

Pelos seus próprios cálculos, o meio de comunicação La Prensa Gráfica afirmou que, no momento do anúncio de Bukele, “o preço do Bitcoin era de US $ 58.999, portanto pode-se estimar que cerca de US $ 23,6 milhões foram gastos nesta última compra”.

Como não foi feito nenhum registro público sobre as compras dos Bitcoins, os observadores ficaram sem nada em que basear seus cálculos, a não ser nos tweets de Bukele. Mas se estiverem corretos e o estado não tiver vendido nenhuma de suas moedas por moeda fiduciária, o Tesouro salvadorenho agora detém 1.120 Bitcoin (US $ 66 milhões).

Os cálculos da La Prensa Gráfica descobriram que as primeiras 700 criptomoedas provavelmente custaram ao governo cerca de US $ 34,4 milhões.

Às 09:00 (horário de Brasília), o Bitcoin é negociado a US $ 61.071 e subiu 4,14% em um dia e mais de 11% em uma semana.

Fonte: CryptoNews

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_