A cada 4 anos, o Bitcoin alcança a lua, ou isso é apenas uma coincidência?

Bitcoin

Seria o ciclo de quatro anos do Bitcoin mera coincidência ou estaria mais intimamente ligado à liquidez econômica do que à “redução pela metade”?

O preço do Bitcoin é famoso por seus ciclos de quatro anos, que coincidem com a “redução pela metade” da taxa de inflação. No entanto, a relação entre esses fenômenos é questionada por alguns analistas, que consideram que os movimentos cíclicos podem estar mais ligados a condições macroeconômicas do que à programação da redução pela metade.

A importância da liquidez

O analista de criptografia TXMC acredita que o momento do halving do Bitcoin é uma “coincidência extremamente conveniente” que se alinha com fatores macroeconômicos como taxas de juros, retornos de ações e PMIs de manufatura, todos influenciando o preço do Bitcoin.

https://twitter.com/TXMCtrades/status/1699019845923139724?s=20

Conforme o analista TXMC afirmou que o Bitcoin é um ativo sujeito a fatores como liquidez, condições de crédito, custo do dinheiro e fluxo da economia. Essa declaração foi feita em resposta a um tweet de “Pledditor” do Twitter, que sugeriu que os ciclos de 4 anos do Bitcoin não estão relacionados ao halving, citando a oferta monetária global M2, que também segue ciclos de 4 anos e afeta o Bitcoin e outros ativos de risco de maneira semelhante.

As descobertas mencionadas são consistentes com as da Coinbase, que argumentou em junho que os principais mercados em alta do Bitcoin estão correlacionados com políticas monetárias pacíficas, citando flexibilizações quantitativas realizadas pelos bancos centrais durante os mercados em alta de 2013 e 2020. A TXMC também divulgou uma apresentação em vídeo em junho, que mostrou que métricas como crédito corporativo de alto rendimento, indicando o apetite de risco no mercado, acompanham os altos e baixos do ciclo do BTC.

O contra-argumento

Os defensores da teoria do halving do BTC argumentam que a redução na produção de BTC a cada quatro anos leva a uma escassez que impulsiona o preço do ativo em cada ciclo. Alguns membros da comunidade, como Bit Paine, consideram essa conexão bastante óbvia e não necessita de análise excessiva.

“O preço de mercado de uma commodity é definido pela atividade do comprador/vendedor marginal”, escreveu ele no Twitter na terça-feira. “A redução pela metade dobra o custo marginal de produção do bitcoin a cada quatro anos.

A próxima redução pela metade do Bitcoin está programada para abril de 2024, diminuindo as recompensas de mineração de 6,25 BTC para 3,125 BTC por bloco. Isso está levando analistas institucionais e mineradores a revisar suas previsões e estratégias em relação ao evento. O analista CryptoJack acredita que o halving continuará sendo um momento empolgante para os investidores otimistas.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future