Caixas eletrônicos de Bitcoin em alta: quase 2.000 instalados em 2024
Embora a métrica apareça nas notícias com pouca frequência, provavelmente não é surpresa que o “inverno das criptomoedas” tenha tido um impacto significativo – embora irregular – no número de caixas eletrônicos de criptomoedas existentes no mundo.
De fato, embora o número tenha continuado subindo ao longo dos problemas de 2022, o colapso da FTX provou ser um ponto de ruptura. A partir daí, o número de caixas eletrônicos entrou em declínio acentuado, caindo de pouco mais de 35.000 em novembro do ano para pouco menos de 34.000 em abril de 2023.
Maio trouxe uma recuperação, mas foi curta e, em julho de 2023, o número dessas máquinas encontrou um piso em 32.479. No entanto, a alta do mercado de criptomoedas, que começou com uma valorização significativa do Bitcoin (BTC) em outubro passado, provou ser outro ponto de virada.
Como resultado, o gráfico desde então se tornou positivo, e entre 1º de janeiro de 2024 e a hora do fechamento em 24 de abril, o número de caixas eletrônicos de criptomoedas disparou de 35.715 para 37.657 – um aumento de 1.942 – de acordo com dados obtidos no Coin ATM Radar.
Qual país está adicionando mais caixas eletrônicos de criptomoedas?
Talvez sem surpresa, nenhum país individual tem mais caixas eletrônicos de criptomoedas do que os EUA, que, no fechamento do texto, possui cerca de 31.170.
No entanto, é importante notar que, apesar da tendência recente de crescimento, o número no fechamento do texto está substancialmente abaixo do pico de 34.650 alcançado em 1º de agosto de 2022. Isso, no mínimo, demonstra a extensão do dano causado pelo “inverno das criptomoedas” e pela resposta regulatória inicialmente atrasada, mas posteriormente severa.
Outros países e regiões rastreados, no entanto, mostram que 2024 trouxe tanto uma tendência de alta no que diz respeito ao número de caixas eletrônicos de criptomoedas instalados quanto a sua prevalência em níveis recordes.
Por exemplo, a UE como um todo, em abril de 2024, possui 1.617 dessas máquinas – em comparação com 1.549 em 1º de janeiro.
O gráfico é mais impressionante para a Austrália, que – depois de quase não instalar novas máquinas por anos – vem adicionando continuamente caixas eletrônicos de criptomoedas desde setembro de 2022 e agora possui 1.007.
A Suíça, no entanto, está em total contraste com todos os outros países e regiões rastreados, pois não só aparentemente não foi muito afetada pelo inverno das criptomoedas, como também não é afetada pelo atual mercado em alta.
De fato, o número de caixas eletrônicos de criptomoedas na Suíça começou a diminuir em março passado e caiu para 122 em 24 de abril de 2024, de um pico de 147.