Canadá lança explorador de blockchain construído sobre Ethereum

O Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) lançou um explorador de blockchain construído sobre Ethereum. Segundo um comunicado emitido à imprensa, a organização afirmou que a aplicação para explorar blockchain, chamada Catena, foi desenvolvida pela Bitaccess e será hospedada pelo Programa de Assistência a Pesquisas Industriais, no formato InterPlanetary File System (IPFS).

Leia mais: Revolut lança cartão de débito feito em metal, com cashback em criptomoedas

Isso torna os dados hospedados sempre acessíveis e imutáveis, tendo em vista que eles não são organizados em uma localização, evitando maiores problemas em caso de falha no site. Segundo o Bitaccess, a aplicação é semelhante a uma ferramenta de busca, permitindo que os usuários procurem instantaneamente pelo blockchain Ethereum por publicações e dados contribuídos, armazenados na rede através do Catena.

Moe Adham, co-fundador da Bitaccess, afirmou em uma declaração:

“Nós construímos o Catena Blockchain Suite como uma aplicação simples e de baixo risco, para que instituições sejam introduzidas à tecnologia blockchain. Até agora, a recepção foi excelente.”

Utilizando a função IPFS, usuários poderão utilizar um método peer-to-peer para armazenar e compartilhar dados por meio de um método distribuído, que os tornam inalteráveis e preservados no futuro muito após a rede original ficar offline.

Leia mais: Aplicativo da Play Store engana usuários, fazendo com que comprem Ethereum falso

Canadá lança explorador de blockchain construído sobre Ethereum

Parte da declaração do NRC ressalta:

“Esses são os estágios iniciais, contudo, os experimentos do NRC com blockchain fornecerão perspectivas construtivas sobre o potencial desta tecnologia e como ela pode ser utilizada para operações mais abertas e transparentes em programas públicos.”

No início deste ano, o NRC lançou o primeiro teste do governo canadense com tecnologia blockchain pública, objetivando construir uma administração transparente das concessões e contribuições do governo.

À época do lançamento, o governo foi capaz de utilizar blockchain para publicar informações sobre novos e emendados acordos de contribuição com empresas em tempo real. Adham afirma que o objetivo de sua companhia é ajudar instituições a se tornarem totalmente transparentes, ajudando seus constituintes a participarem da verificação e validação da informação pública.

Leia mais: O recente pump do Bitcoin foi impulsionado pela emissão de US$100 milhões em Tether

Fonte: CCN