Canais da Tornado Cash desaparecem em meio às sanções dos EUA

tornado02 interna
Plataforma de mixagem de criptomoedas sai do ar após sanções dos EUA. Imagem: Bloomberg

Tanto o site oficial como o fórum de governança e o Discord oficial da plataforma estão fora do ar; não há previsão de retorno

Tornado Cash fica offline

Recentemente, o governo norte-americano impôs sanções à Tornado Cash, plataforma de mixagem de criptomoedas. Hoje (12), tanto a página do serviço como seu fórum de governança e seu canal oficial no Discord foram desabilitados. Apenas o Twitter permanece ativo.

No dia 9 de agosto, os desenvolvedores publicaram uma lista de todos os recursos que foram banidos: a conta da Tornado Cash no GitHub, bem como as contas de alguns de seus colaboradores; todos os contratos de USDC; RPCs da Infura e da Alchemy; por fim, o domínio tornadocash.eth.limo (@eth_limo).

Desde então, os responsáveis pelo serviço estão silenciosos. Não há novas informações a respeito do interrompimento dos serviços até o momento.

Sobre as sanções

Na segunda-feira (8), o governo dos Estados Unidos designou a plataforma como um ecossistema de carteiras vinculadas. Tal ecossistema seria utilizado para atividades criminosas, a exemplo do caso do Lazarus Group, divisão hacker norte-coreana que lavou US$ 7 bilhões em criptomoedas por meio da plataforma.

Entretanto, o serviço ainda funcionava normalmente em localidades onde não havia sanções impostas. Hoje, o cenário é completamente diferente.

O Serviço de Informação e Investigação Fiscal (FIOD) da Holanda divulgou a prisão de um homem de 29 anos, suspeito de ocultar atividades financeiras criminosas por meio da Tornado Cash.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.