Cannes debate a era blockchain no cinema

Para além da inovação, aplicar o blockchain no cinema é um processo que garante transparência e operacionalidade à indústria cinematográfica.

O Festival de Cannes, que compõem a lista dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo, colocou o blockhain na agenda de debates de sua 72º edição anual, que segue até o dia 25 de maio, na cidade francesa que dá nome ao evento. Para além da mostra e premiação de filmes, o festival mantém uma programação paralela que tem como um dos objetivos fundamentais contribuir com o desenvolvimento da produção audiovisual e o blockchain ganhou espaço como uma tecnologia que pode estabelecer novos códigos de conduta para a indústria cinematográfica.

O convidado a falar sobre o tema foi o diretor Dominique Boutonnat, um dos produtores do prestigiadíssimo “Os Intocáveis”. Ele falou sobre um relatório que apresentou, recentemente, ao National Centre for Cinematography (CNC), com recomendações de uso do blockchain pelo mercado de produção audiovisual. Na análise de Boutonnat, há três principais frentes de adaptação da tecnologia de rede distribuída ao universo do cinema.

Como o blockchain pode ajudar

Um dos pontos primordiais apontados por  Boutonnat é a migração do Cinema and Audiovisual Register (RCA)  para uma plataforma blockchain, permitindo um processamento mais ágil, inovador e com garantia de integridade aos dados. O acompanhamento das questões tributárias que envolve as produções cinematográficas é outro fator que pode ganhar o reforço da tecnologia blockchain, na visão do diretor. O registro de impostos no grande livro público poderia ser feito em tempo real e com a segurança de exatidão necessária para avaliar o sucesso financeiro de um filme.

É uma aplicação relacionada à distribuição de receita, a terceira grande vantagem apontada pelo diretor. Ele acredita que a adesão a processos automatizados e descentralizados equilibra e torna mais justa a divisão de ganhos entre empresas, plataformas, elenco, diretores e outros players envolvidos. Ou seja, em diferentes frentes de aplicação, o blockchain traria impulso ao sistemas de registro e acompanhamento financeiro do segmento de produção audiovisual.

 

COM INFORMAÇÕES DE: ICOEXAMINER

 

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.