Capital da Irlanda do Norte irá lançar a própria criptomoeda

Cidade de Belfast irá lançar a própria criptomoeda

De acordo com o site oficial do Conselho da Cidade de Belfast, a capital possui planos para emitir a Belfast Coin, sua própria criptomoeda. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Colu, empresa responsável por um aplicativo de pagamento alimentado pela tecnologia blockchain.

O anúncio afirma que a moeda será baseada em incentivos, oferecida como recompensa por “ações positivas” dos residentes locais, além de impulsionar “o crescimento econômico e ajudar a alcançar melhorias ambientais”.

Aparentemente o projeto foi possibilitado graças a participação da capital na rede global 100 Cidades Resilientes, projeto criado em 2013 pela Fundação Rockefeller que viabiliza US$100 milhões para auxiliar 100 cidades a se transformarem e desenvolverem um planejamento sustentável. A iniciativa está presente no Brasil nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

O sistema de recompensa

De acordo com o anúncio, a criptomoeda representa um sistema de recompensa ou fidelidade que busca incentivar atitudes como reciclagem, trabalho voluntário ou compras no comércio local.

Assim que a moeda for emitida e começar a ser distribuída, os residentes da capital devem baixar um aplicativo em seus dispositivos móveis para registrar seus dados e começar a receber a Belfast Coin.

“Cada ‘moeda’ irá valer £ 1 e as moedas poderão ser utilizadas para comprar algo em lojas participantes, restaurantes ou empresas.”, diz o comunicado.

No momento os criadores do projeto estão trabalhando para inscrever estabelecimentos parceiros antes de lançar formalmente a Belfast Coin.

A iniciativa segue a tendência de Calgary, cidade canadense que no final de 2018 lançou a própria moeda digital. Chamado Dólar Digital de Calgary, o ativo pode ser adquirido por meio da realização de pesquisas ou encaminhamento para novos usuários, podendo ser utilizado para pagar por passagens de trânsito, compras de supermercado e outros bens e serviços.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli