Cardano domina a lista de desenvolvimento do GitHub

A Cardano foi a moeda mais ativamente desenvolvida em 2018 no GitHub. O Bitcoin, maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado, ficou em 52ª.

Cardano apresenta mais desenvolvimento do que Bitcoin

Com o fim de 2018, diversas estatísticas interessantes sobre a cripto indústria começaram a emergir. Embora alguns esperavam retrospectivas, outros pintaram um quadro mais interessante sobre o mundo das moedas digitais.

Um desses relatos veio do CoinCodeCap, um site que mantém um registro com todas as mudanaçs feitas nos códigos das criptomoedas ao redor do mundo. O relato mostrou que a Cardano foi a criptomoeda mais ativamente desenvolvida em 2018.

De acordo com o Money Control, a Cardano recebeu mais de 46 mil mudanças em seus repositórios de código durante 2018, significando que seu código foi acrescentado e revisado 46 mil vezes. A segunda moeda mais desenvolvida do ano, com 22 mil mudanças, foi a Augur, a 48ª maior criptomoeda em capitalização de mercado. Ocupando a quarta e quinta posição estão Ethereum e Lisk.

O GitHub é um dos serviços mais utilizados para controle de versão por meio do Git, que mantém um registro de mudanças no software, e coordena o trabalho entre múltiplos desenvolvedores.

O que as mudanças significam para o futuro da moeda

Os dados mais recentes vindos do CoinCodeCap mostram que ser a mais valorosa ou mais frequentemente negociada moeda não necessariamente quer dizer que ela é a mais desenvolvida.

De acordo com um desenvolvedor do CoinCodeCap, toda alteração tem um ID único, permitindo que os desenvolvedores mantenham um registro transparente de tudo já alterado.

Estas mudanças importam, pois elas refletem a quantidade de trabalho sendo feito por trás das cenas, algo que pode ter um impacto tremendo no valor da moeda — especialmente a longo prazo. O foco da Cardano em desenvolvimento posicionou a moeda para ser uma competidora do Ethereum em 2019.

Outros enxergam a Cardano como um exemplo claro sobre como criptomoedas devem ser desenvolvidas. Gaurav Agrawal, do CoinMonks, afirmou que o desenvolvimento tecnológico deve sempre preceder a criação de valor e adoção no desenvolvimento de uma moeda. O dinheiro, ele apontou, deve idealmente vir por último.

Agrawal também apontou que muitas criptomoedas traçam esse caminho de trás para frente, que é criar um ambiente problemático, cheio de volatilidade e especulação. Ao realizar uma ICO, moedas podem angariar fundos de investidores antes de fornecer resultados tangíveis. Isso pode desincentivar projetos a desenvolverem, uma vez que os fundadores são recompensados imediatamente, em vez de receberem quando são bem sucedidos – como ocorre tradicionalmente.

Mesmo que a Cardano tenha sido o cripto projeto mais alterado no GitHub em 2018, ela perdeu 95% de sua capitalização em 2018, que é uma perda maior do que aquela enfrentada por grandes moedas como Bitcoin, Ether e XRP. Ademais, as alterações podem ser manipuladas — um desenvolvedor pode fazer mudanças triviais diversas vezes para aumentar o número. Estas estatísticas são significativas se a equipe de desenvolvimento utilizar a funcionalidade de forma justo.

Tudo isso levado em consideração, parece que a Cardano provavelmente é um dos projetos de criptomoeda mais ativamente desenvolvidos. A longo prazo, mais desenvolvimento se traduz tipicamente em melhores funcionalidades, mais usuários e um valor maior.

Fonte: CryptoSlate