Cardano (ADA) sofre impacto da guerra entre SEC e Binance

Cardano

CEO da Cardano Foundation responde à SEC e defende compromisso contínuo, apesar da turbulência regulatória

A SEC dos EUA lançou uma ofensiva contra a indústria cripto, visando as exchanges Coinbase e Binance. Isso causou impactos no setor, com criptomoedas líderes como Cardano, Solana e Polygon sendo acusadas de serem títulos não registrados.

Fogo cruzado entre a SEC e a Binance

A SEC lançou um processo de alto nível contra a Binance, acusando a exchange de manipulação indevida de fundos dos clientes e lavagem de dinheiro. O regulador também listou dez criptoativos, incluindo BNB, BUSD, SOL, ADA, MATIC, ATOM, SAND, MANA, AXS e COTI, como títulos não registrados em sua reclamação.

A SEC fez várias alegações no documento oficial, baseadas em fatos incorretos, e convenientemente negligenciou informações cruciais. Uma das alegações foi que as entidades fundadoras da Cardano, IOHK, The Cardano Foundation e Emurgo, eram proprietárias do protocolo.

No entanto, a SEC não mencionou o compromisso do protocolo com a descentralização, por meio do uso de Stake Pool Operators (SPOs) e sistemas de governança. Além disso, o regulador não considerou a próxima atualização de Voltaire, que visa facilitar a transferência de controle para a comunidade.

A SEC destacou que a Cardano vendeu seus tokens a um preço médio de US$ 0,00024 cada, mas não reconheceu que a ICO ocorreu no Japão e não estava aberta a investidores dos EUA.

Com as alegações da SEC, a ADA acabou se desvalorizando e seu preço de negociação caiu para US$ 0,3531 com 6,62% de desvalorização no momento da edição deste artigo, conforme dados da CoinMarketCap.

Posicionamento da Fundação Cardano

O CEO da Cardano Foundation, Fedrick Gregaard, refutou todas as alegações feitas pela SEC em resposta às acusações. Ele expressou seu desacordo com as acusações.

A Fundação Cardano discorda da recente qualificação da ADA como um valor mobiliário sob a lei dos EUA. Estamos ansiosos pelo envolvimento contínuo com reguladores e formuladores de políticas para obter clareza e certeza jurídicas sobre esses assuntos.

Gregaard, afirmou que, apesar da turbulência regulatória, a fundação continua comprometida em contribuir para o ecossistema diversificado da ADA. Por sua vez, o fundador da Cardano, Charles Hoskinson, alertou os usuários sobre uma agenda oculta por trás das ações da SEC.

Hoskinson sugeriu que a série de ações recentes pode levar à implementação de CBDCs em parceria com grandes Bancos, resultando no controle da vida financeira e na restrição da liberdade dos cidadãos.

O fundador da Cardano instou a comunidade cripto a deixar de lado suas diferenças e se unir para estabelecer diretrizes que possam evitar um futuro distópico nos EUA.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future