Carrefour lança plataforma de rastreamento Blockchain em sua rede espanhola

A empresa aponta a tecnologia como a “chave” para cadeias de suprimento

Presente em mais de 30 países ao redor do mundo, o Carrefour anunciou a implantação de uma plataforma de rastreamento de alimentos blockchain baseada no Hyperledger em sua rede espanhola.

Inicialmente desenvolvida pela IBM, a plataforma permitirá o rastreamento de galinhas caipiras. Cada pacote da rede possuirá um QR code para o fornecimento de informações detalhadas sobre o nascimento, nutrição, embalagem e outros detalhes do animal.

De acordo com o Carrefour, o blockchain é a chave para as cadeias de suprimento, pois proporciona mais transparência e permite que os clientes revisem o processo de distribuição. Futuramente, a empresa declarou que planeja ampliar o uso de tecnologias descentralizadas.

Diversas empresas com grandes cadeias de suprimento ao redor do mundo têm adotado a tecnologia blockchain para aproximar o cliente do processo de produção do produto que consome.

O Walmart, por exemplo, utiliza um sistema de rastreamento baseado na tecnologia para monitorar a produção e transporte de verduras.

FONTE: COINTELEGRAPH