Carteira do Bitcoin versão 0.16.0: o que muda?

A versão 0.16.0 da Carteira do Bitcoin foi oficialmente lançada pelos seus desenvolvedores, trazendo uma série de melhorias para a base de código do seu software.

Leia mais: Mercado busca recuperação, Bitcoin novamente acima dos US$10000

Bitcoin Core 0.16.0 com suporte total para SegWit

A mudança mais notável desta nova versão é a introdução do suporte total ao Segregated Witness (SegWit), uma solução de escalamento ativada na network do Bitcoin em agosto do ano passado.

Usuários esperavam que esta mudança fosse acrescentada na última atualização, a versão 0.15.1. Contudo, os desenvolvedores focaram em lidar com ameaças associadas ao hard fork SegWit2x, cujo qual falhou em ser ativado até sua data de lançamento, programada para dezembro do ano passado.

Entretanto, a versão 0.16.0 finalmente inclui suporte para os endereços nativos do SegWit, que utilizam o formato de endereço bech32 e dá suporte para pagamentos automáticos em SegWit.

Em conjunto, estas e outras ferramentas permitem que os usuários se beneficiem totalmente do SegWit, que reduz o tamanho das transações, resultando em custos menores para a realização destas.

Enquanto mais e mais usuários realizarem transações por meio de SegWit — além de grandes exchanges e serviços de carteira implementarem esse upgrade, a capacidade de transação da rede aumentará, tornando a redução de custos ainda mais expressiva.

Leia mais: Steve Wozniak, co-fundador da Apple, revela que golpista lhe roubou 7 bitcoins

Resultado de imagem para bitcoin core

Outras melhorias dignas de menção

Embora esta atualização tenha como carro chefe a implementação do SegWit, ela inclui outras grandes melhorias.

Primeiro, replace-by-fee (RBF) — que permite aos usuários substituírem transações vagarosas por novas, mais rápidas e com custos mais elevados — esta opção será deixada como padrão.

Além disso, novas carteiras do Bitcoin Core serão determinadas hierarquicamente (HD), o que quer dizer que elas operarão de acordo com o protocolo BIP32, permitindo a criação de “chaves pequenas” a partir de “chaves grandes”.

Somando mais ainda às atualizações, usuários notarão uma pequena mudança no GUI, tendo em vista que os “bits coloquiais” foram adicionados à denominação tecnicamente mais específica, µBTC.

Por fim, existem algumas melhorias na chamada de procedimento remoto (RPC) do repositório do Bitcoin Core, embora tais mudanças não alterem a experiência de usuários casuais.

Em virtude de algumas mudanças na base de código, carteiras criadas a partir da versão 0.16.0 em diante não serão compatíveis com versões anteriores, então, usuários devem ter isto em mente se quiserem reverter para uma versão mais antiga.

Leia mais: Poloniex é comprada por empresa de pagamentos Circle

Fonte: CCN.com

Edição: WeBitcoin