Carteira Samourai remove funcionalidades de privacidade por conta das políticas do Google

Políticas do Google constringem a Samourai Wallet

A carteira de Bitcoin Samourai Wallet afirmou que está desabilitando diversas funcionalidades relacionadas à privacidade em seus produtos, devido a avisos do Google sobre bloquear a carteira.

Samourai, cuja finalidade é fornecer uma experiência centralizada em Bitcoin ao adicionar opções de anonimato e remover referências para moedas fiat, confirmou que está removendo três funções de sua carteira antes da sua última atualização, publicada hoje. De acordo com a publicação no blog da empresa:

“Novamente, sentimos muito pela inconveniência, mas nossas mãos foram atadas pelo Google.”

A publicação revelou ainda:

“Nós esperamos trazer essas funcionalidades de volta de alguma forma no futuro, e nós estamos dedicados em oferecer uma experiência cheia de funcionalidades por meio de métodos alternativos de distribuição, como download direto e F-Droid.”

O Google continua demandando certos níveis de transparência para aplicativos terceirizados, algo que começou desde o ano passado.

Samourai, ao oferecer “modo furtivo”, comandos remotos de SMS e uma forma de mitigar o risco dos ataques de SIM swapping, supostamente deixou de cumprir com os requerimentos de transparência do Google, apesar de todas as três funcionalidades estarem presentes na carteira desde seu lançamento em 2015.

“Nós pedimos uma exceção para o Google há alguns meses, sendo esta rejeitada alguns dias atrás, apesar do nosso argumento de que remover tais funcionalidades faria com que os usuários que dependem delas ficassem menos seguros e mais expostos,” executivos acrescentaram.

Usuários devem desabilitar o modo furtivo antes de instalar a atualização.

Samourai afirmou que a versão oferecida na F-Droid, uma loja de aplicativos open source, permanecerá sem mudanças.

Fonte: The Cointelegraph