Carteiras de baleias de Bitcoin crescem e taxa de hash sobe: Sinal de calma antes da tempestade?
O aumento das carteiras de baleias de bitcoin sugere que grandes stakeholders estão capitalizando sobre a pressão de venda dos traders de varejo.
As carteiras de baleia de Bitcoin – definidas como aquelas que detêm 100 ou mais BTC – aumentaram em 297 recentemente. O último número representa um aumento de 1,9% nas últimas duas semanas.
Por outro lado, carteiras com menos de 100 BTC diminuíram em 20.629, uma queda de 0,1% no mesmo período.
Baleias de Bitcoin sinalizam possível alta do mercado
De acordo com a plataforma analítica cripto Santiment, essa mudança indica que os maiores stakeholders do mercado cripto estão ativamente acumulando BTC, capitalizando sobre a pressão de venda dos traders de varejo.
Historicamente, esse comportamento das baleias levou a resultados otimistas para o bitcoin, sinalizando essencialmente que o mercado pode estar se preparando para um potencial impulso ascendente à medida que os maiores players fortalecem suas posições.
Essa tendência de acumulação está alinhada com outra análise da CryptoQuant, que revelou que as participações das baleias em bitcoin atingiram um recorde histórico, com aproximadamente 670.000 BTC atualmente em sua posse. Essa acumulação é um forte indicador de confiança nas perspectivas de longo prazo do mercado.
“Essa fase de acumulação pode ser caracterizada como calma antes da tempestade no médio e longo prazo. A verdadeira alta no crescimento do Bitcoin começa depois que as baleias reduzem gradualmente suas participações até atingirem valores de mudança percentual negativa.”
Além disso, a preocupação iminente é se o bitcoin atingirá um novo pico de preço entre as eleições presidenciais dos EUA e o final de novembro. Falhar em fazê-lo poderia prenunciar desafios sérios para o atual ciclo de alta, levantando alarmes sobre possíveis quedas.
Fundamentos positivos da rede do Bitcoin
O aumento das carteiras de baleias ocorre em um momento em que os fundamentos da rede Bitcoin estão mostrando sinais encorajadores. A taxa de hash da rede, por exemplo, recentemente atingiu um recorde histórico. Esse aumento na taxa de hash reflete uma intensificação da competição entre os mineradores, levando a um aumento na dificuldade de mineração.
Isso também significa que o valor intrínseco do BTC está em alta, tornando-o um investimento mais atraente para investidores inteligentes, muitas vezes referidos como SmartMoney. Além disso, desde meados de setembro, houve um aumento notável no número de endereços ativos de bitcoin nos últimos 30 dias, correlacionando-se com um aumento significativo nas taxas totais, à medida que as transações on-chain ganham impulso.
No passado, os picos no preço do bitcoin foram acompanhados por um aumento no número de endereços ativos e volumes de transações, indicando uma rede saudável. Mesmo que o mercado enfrente uma correção ou fase de consolidação em breve, os fundamentos subjacentes da rede sugerem fortemente que o BTC está no caminho para uma tendência de alta no futuro.
- Veja também: Como os mercados de criptomoedas se moverão com a expiração de opções de Bitcoin de US$ 4,2 bilhões hoje?