Casa Branca critica falta de valor fundamental do Bitcoin e defende a adoção de CBDCs

Casa Branca

Relatório da Casa Branca critica Bitcoin por falta de valor fundamental, enquanto destaca potencial de Moeda Digital do Banco Central dos EUA

Relatório da Casa Branca tem duas seções sobre ativos digitais. A primeira reconhece casos de uso do Bitcoin, como proteção contra inflação, pagamentos digitais rápidos e inclusão financeira. A segunda seção contesta essas reivindicações.

Segundo o relatório da Casa Branca:

Como a inflação aumentou globalmente no segundo semestre de 2021 e em 2022, os preços dos criptoativos caíram, provando que eles são, na melhor das hipóteses, um hedge de inflação ineficaz. afirmou o relatório.

Bitcoin caiu para mínimos anuais em junho de 2022 após Banco de Compensações Internacionais (BIS) anunciar inflação de 9,1%. Federal Reserve aumentou taxa de juros para conter inflação, causando queda em títulos, ações e criptomoedas.

Relatório da Casa Branca desafiou caso de uso do Bitcoin como dinheiro alternativo, criticando sua capacidade de servir como reserva de valor, meio de troca ou unidade de conta, de acordo com críticas de banqueiros centrais.

O relatório criticou a prova de trabalho do Bitcoin e o consumo de energia da mineração, sugerindo que poderia ameaçar a estabilidade da rede elétrica do Texas.

Em julho de 2022, Texas ordenou que os mineradores desligassem para economizar energia durante onda de calor. Relatório também criticou a Web3, citando as críticas do fundador da Signal, Moxie Marlinspike, ao Ethereum e à web descentralizada.

Conforme descrito no relatório, citando Marlinspike:

O Web3 já está tendendo para uma estrutura centralizada por causa da facilidade e conveniência que a centralização traz, mas de uma maneira muito mais desajeitada do que se a tecnologia tradicional estivesse sendo usada.

Uma saía para o Banco Central

Relatório admitiu falta de “valor fundamental” do Bitcoin em comparação com outras moedas, mas argumentou que as moedas soberanas são apoiadas por um Banco Central confiável, sendo assim, o relatório sugeriu que uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC) apoiada pelo Fed poderia trazer a infraestrutura financeira dos EUA para a era digital sem os riscos dos criptoativos.

O presidente Biden ordenou estudos sobre o ecossistema de ativos digitais, incluindo o potencial de um CBDC dos EUA. Relatório da Casa Branca observou que um CBDC dos EUA não usaria a tecnologia de contabilidade distribuída e enfrenta oposição de políticos, devido ao seu uso potencial para vigilância financeira.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future