Casa de ferreiro, espeto de pau: Ether perde espaço no Ethereum

Stablecoins tomam o lugar da moeda nativa do blockchain

Ether, a criptomoeda nativa no Ethereum, perdeu espaço na plataforma. Segundo análise da Messari, companhia de dados e pesquisa de criptomoedas, as stablecoins dispararam em popularidade no blockchain e tomaram o lugar.

Embora o Ethereum tenha sua própria criptomoeda, existem milhares de tokens que são executados na plataforma. Algumas dessas plataformas são stablecoins, ativos vinculados ao valor de outra moeda, como o dólar ou o ouro.

Tradicionalmente, a maior parte do valor transferido pelo Ethereum tinha sido em Ether. Mas, agora, as stablecoins assumiram o controle e o Ether foi ficando com menos espaço. Devido ao aumento do Tether – stablecoin em dólares dos Estados Unidos – no blockchain Ethereum, mais valor é transferido para o Ethereum usando stablecoins do que sua própria criptomoeda nativa.

Segundo Ryan Watkins, analista de pesquisa da Messari, o flip aconteceu em meados de 2019, e a diferença aumentou desde então.

“A economia do Ethereum agora é dominada por uma transferência estável de valor”, postou Watkins no Twitter.

O Tether também está na camada Omni do Bitcoin, mas a empresa homônima por trás do token começou a migrar tokens para o Ethereum em abril de 2019. Após alguns meses, a quantidade de Tether no Bitcoin começou a declinar rapidamente. Recentemente, o Tether começou a emitir moedas no blockchain Tron, com um influxo de USDT em novembro de 2019.

Em um tweet postado em novembro, os analistas de dados da CoinMetrics disseram que o valor das transferências de Tether no Ethereum era duas ou três vezes o valor das transferências de Ether.

“Em comparação, essa proporção nunca cresceu acima de 0,4 no Bitcoin”, escreveram eles.

Inicialmente, o influxo da atividade de stablecoin no Ethereum começou a entupir a rede. Mas as mineradoras se adaptaram – aumentando lentamente o tamanho dos blocos – e a rede conseguiu lidar com isso. No entanto, se o Tether continuar imprimindo mais moedas no Ethereum, pode haver mais com o que se preocupar.

* Imagem de Wokandapix por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com