Cashio, stablecoin da rede Solana, é hackeada e perde seu valor

solana02 interna
Projeto de stablecoin da blockchain Solana é hackeado e perde seu valor. Imagem: Reprodução

Atacantes conseguiram realizar um poderoso ataque contra o projeto; a equipe está averiguando o ocorrido.

Zerada

A criptomoeda Cashio, desenvolvida dentro do ecossistema da blockchain Solana, foi hackeada por meio de um “glitch de mint infinito”. Isso levou o ativo digital a perder todo o seu valor.

oXGhostChain, desenvolvedor do projeto, publicou um tweet a respeito do caso, pedindo a todos os usuários para não mintar os ativos até segunda ordem. Segundo ele, a equipe está investigando a causa do ataque.

Para evitar danos ainda maiores, os usuários devem sacar todos os seus fundos e removê-los de suas respectivas pools. Um “post-mortem” será publicado tão logo quanto for possível.

Segundo a DeFiLlama, cerca de US$ 28 milhões em ativos digitais foram roubados da Cashio devido ao exploit.

Indireta

O pesquisador samczsun publicou a seguinte provocação no Twitter:

“Mais um dia, mais um exploit de conta falsa na Solana. Desta vez, @CashioApp perdeu algo em torno de US$ 50 milhões (baseado em uma pesquisa rápida). Como isso aconteceu?”

Cashio é uma stablecoin nativa do projeto Solana e foi lançada em novembro do ano passado. Poucos meses depois, a moeda sofreu esse pesado ataque e seu valor foi praticamente zerado.

Problemas constantes

Esta não é a primeira vez que a Solana enfrenta graves problemas técnicos: conforme noticiado pelo Webitcoin em janeiro deste ano, sua blockchain caiu repetidamente após sofrer um ataque DDoS.

O mesmo problema ocorreu em dezembro do ano passado. Parece que o projeto, até o momento, não aprendeu com seus erros.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.