Cazaquistão poderá recorrer à energia nuclear, para mineração de Bitcoin

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, sugeriu a construção de uma usina nuclear para apoiar a mineração de Bitcoin e oferecer refúgio aos mineradores migrantes da China.

De acordo com o Nikkei Asia, o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, sugeriu a construção de uma usina nuclear, para sustentar a mineração de Bitcoin, em uma tentativa de apoiar as atividades lucrativas de mineração de criptomoeda no país.

Conforme Tokayev disse em uma reunião de banqueiros realizada nesta ultima sexta-feira:

Olhando para o futuro, teremos que tomar uma decisão impopular sobre a construção de uma usina nuclear.

Tokayev discutiu pela primeira vez a ideia de construir uma usina nuclear com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em abril de 2019. No entanto, a ideia não pôde ser aceita após as fortes críticas que recebeu na época.

Os críticos responderam rapidamente, referindo-se à ideia da usina nuclear como um “desastre ecológico” em formação. Apesar da crescente inquietação entre os cidadãos do Cazaquistão, o presidente Tokayev está empenhado em seguir a ideia e considerou “inadequada” a apreensão dos cidadãos, em relação à construção de uma usina nuclear.

Crise de energia iminente do Cazaquistão

O Cazaquistão possui preços de eletricidade de baixo custo, que transformou o país em um local popular para os mineradores de criptomoeda. Quando a China impôs uma forte repressão às atividades de mineração de Bitcoin, um grande grupo de mineradores depostos se refugiaram no Cazaquistão, onde poderiam minerar criptomoeda sem intervenção governamental excessiva, poderiam usar sua eletricidade barata e facilmente acessível para extrair Bitcoin.

Para alimentar a crescente demanda por mineração de Bitcoin, o suprimento de energia do país teve que dobrar, para acomodar um fluxo tão grande de mineradores de cripto.

De acordo com os dados de IP do Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index, o Cazaquistão controla aproximadamente 35% da energia de mineração de Bitcoin, que fica atrás da dos Estados Unidos.

Devido a este aumento repentino nas atividades de mineração de criptomoeda no Cazaquistão, o país agora depara-secom uma forte crise de energia, onde seus cidadãos estão enfrentando frequentes surtos de energia.

Fonte: CryptoSlate

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_