CBDC do Chile terá testes offline e online antes de ser liberado para os cidadãos

CBDC

A governadora Rosanna Costa alerta o Banco Central sobre a importância de analisar o sistema CBDC antes de interligar ao sistema financeiro do país

O Banco Central chileno não vai lançar a sua CBDC no final deste ano, alegando fazer uma pesquisa mais profunda e análises adicionais sobre o novo sistema.

Peso chileno não virá este ano

O Banco Central do Chile publicou um relatório focado na atual rede monetária do país e examinou os riscos e benefícios de emitir uma versão digital de sua moeda nacional. Ao que parece, o Banco Central está otimista em relação a tal produto financeiro, acreditando que poderia fortalecer o sistema econômico e garantir a proteção do consumidor:

Um CBDC contribuiria para alcançar um sistema de pagamento competitivo, inovador e integrado que seja inclusivo, resiliente e proteja as informações das pessoas.

O Banco argumentou ainda que o peso chileno poderia ser uma alternativa adequada a criptomoedas como Bitcoin, que segundo a instituição, poderia ser empregada em operações criminosas:

A emissão de uma CBDC também é uma boa alternativa para enfrentar os desafios associados à potencial massificação das chamadas moedas virtuais, que, embora por enquanto tenham um papel muito pequeno no sistema de pagamentos, podem alterar o funcionamento do mercado financeiro e a transmissão da política monetária se seu uso se tornar generalizado.

Por outro lado, o Banco recuou de suas intenções de lançar um CBDC até o final de 2022. A governadora Rosanna Costa disse que deve operar online e offline antes de ser integrado à rede financeira do país. Sem surpresa, ela acrescentou que as autoridades chilenas deveriam criar um sistema para rastrear as transações da CBDC.

Além disso, o Peso digital chileno deve ser conversível em dinheiro, colaborar com Bancos comerciais e fornecer transações seguras, observou Costa.

Assim que o Banco terminar sua pesquisa e resolver os problemas, ele decidirá se e quando lançar o CBDC. A organização prometeu divulgar um relatório sobre o assunto até o final do ano.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno.Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_