CBF e Bitci lançarão NFT fan tokens da Seleção Brasileira de Futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fechou um acordo com a Bitci para lançar uma coleção de NFT fan tokens.

Em um contrato que dura pelos próximos três anos, a empresa turca de blockchain Bitci está colaborando para trazer NFT tokens para fãs de futebol brasileiros em todo o mundo. Embora muitas ligas e times esportivos tenham ofertas NFT, a Bitci é uma das poucas plataformas que oferece tokens NFT e fan tokens para o mesmo assunto. Os fan tokens atuam como a criptomoedas do clube e podem ser trocados para comprar regalias VIP, como votar em decisões oficiais do time, comprar mercadorias ou até mesmo encontrar e cumprimentar jogadores.

Até agora, nenhuma palavra oficial foi dita sobre quando os tokens ou NFTs estarão disponíveis para compra. O comunicado à imprensa afirmava que as datas serão decididas pela Bitci e pela CBF juntas e que os tokens serão listados em diferentes exchanges no futuro.

Os cartões NFT que a Bitci oferecerá à seleção brasileira não incluirão apenas as seleções masculina e feminina, mas também as seleções sub-20, sub-17 e sub-15. De acordo com o próprio time, o futebol brasileiro é o que tem mais fãs no mundo e a Bitci vai ajudar quem mora longe a se conectar com o time digitalmente enquanto não pode fisicamente.

Além disso, sob o acordo, a Bitci se torna a criptomoeda oficial da seleção brasileira junto com o desenvolvimento da coleção NFT. Isso significa que a CBF não pode fazer parceria com outras empresas baseadas em blockchain durante o contrato. Embora essa não seja uma estipulação comum, ela limitará a CBF a certas vantagens, já que a Bitci ainda não oferece vendas de ingressos com base em blockchain. A Bitci fez acordos semelhantes com a Federação Espanhola de Futebol (RFEF), o time de basquete turco, Real Betis e McLaren Racing, para citar alguns.

O executivo-chefe da Bitci, Onur Altan Tan, expressou seu entusiasmo sobre a parceria: “com esta importante cooperação, estamos muito felizes em trazer nossa tecnologia para a América do Sul. De acordo com a pesquisa independente, temos orgulho de ser o único parceiro de negócios na área de blockchain da seleção brasileira.”

Outros times nacionais de futebol entrando na onda NFT

A seleção brasileira é apenas a mais recente seleção nacional a anunciar o lançamento de NFTs e/ou fan tokens. Recentemente, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que fez uma parceria com a Socios para lançar um token na ‘app fan engagement’. Os tokens, que foram lançados na semana passada, permitem que os fãs do time de futebol ganhem recompensas VIP, incluindo direitos de voto em certas decisões da equipe, fóruns de bate-papo exclusivos com jogadores e treinadores, juntamente com todos os jogos e competições que a Socios oferece.

Outros países que entraram em ação incluem a Alemanha, que fez um acordo de NFT com a Fanzone, junto com a França e a Bélgica, que se uniram à Sorare para lançar NFTs.

Fonte: BeinCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.