CEO da FireBlocks dá um banho de água fria em quem estava empolgado com a Libra
Libra já perdeu diversos apoiadores desde seu anúncio oficial
O entusiasmo pela Libra, a criptomoeda apoiada pelo Facebook, foi nas alturas no Consensus: Distributed na manhã de terça-feira, mas Michael Shaulov, CEO e co-fundador da plataforma de transações cripto FireBlocks, estava pronto para derrubar todo o entusiasmo.
O anfitrião Ran Goldi, CEO do provedor de liquidez First – que tem o lema “We believe in Libra” (Acreditamos na Libra) em seu site – enfatizou sua posição já cedo: “Não ficarei surpreso se virmos outras stablecoins sendo lançadas na Libra”, disse ele dentro dos primeiros 15 minutos do show.
Quando Goldi falou de Shaulov, ele apontou que a FireBlocks já havia facilitado mais de US$ 7 bilhões em negociações todos os meses. “Eu sei que, olhando para o seu site, vi a Genesis [Genesis Trading, empresa irmã da CoinDesk] e vi outros grandes provedores de liquidez, e tenho certeza de que eles farão parte do ecossistema da Libra”.
Goldi então fez sua primeira pergunta, “apimentada”, como ele a chamava, sobre o motivo pelo qual a FireBlocks não havia decidido ingressar na Libra Association, apesar de seu principal rival, o provedor de custódia Anchorage, ser um membro fundador.
Shaulov deu um meio sorriso. O quarto em que ele estava não estava muito bem iluminado, o que lhe dava uma presença ameaçadora. “Essa é realmente uma pergunta muito boa”, disse ele, antes de refutar rapidamente a ideia de que FireBlocks e Anchorage eram, de qualquer forma, concorrentes.
Então Shaulov voltou-se para o ponto principal: “Estávamos pensando em fazer parte da Associação [Libra] ou não, e acho que, com o tempo, percebemos que, na verdade, não está claro que fazer parte da associação realmente nos ajudaria. “
Shaulov não deu mais detalhes e um silêncio pedregoso encheu o canal. Oito empresas, incluindo Mastercard, Vodafone e Visa, saíram da Libra Association desde a sua criação não mais de um ano atrás.
Talvez ciente de que ele havia matado sozinho a atmosfera pró-libra, Shaulov acrescentou rapidamente: “Se fôssemos parte da Associação, eu não participaria deste painel”.
“Vou aceitar isso como um elogio”, brincou Goldi.
Goldi poderia esperar que Shaulov compartilhasse seu entusiasmo. No início do bate-papo, o co-fundador da CoinGecko, TM Lee, havia criticado o Facebook e a Libra Association por assustar os reguladores com seu white paper original. “Obviamente cometemos muitos erros”, reconheceu Goldi.
Shaulov argumentou que as stablecoins, de maneira mais ampla, tinham um potencial emocionante, mas quando Goldi perguntou quais eram algumas das principais características que faltavam na Libra, Shaulov não precisou fazer uma pausa para pensar. “Existir”, disse Shaulov, é a característica mais importante a ser tirada da lista.
Fonte: CoinDesk
- Veja também: Projeto Libra do Facebook redesenha sua criptomoeda