CEO da Money Button reacende polêmica em torno de Craig Wright

Ryan Charles usou o perfil do Twitter e o canal no YouTube para defender que Wright é o verdadeiro Satoshi Nakamoto.

Os leitores do Webitcoin ja acompanharam de perto a recente polêmica envolvendo o nome de Craig Wright,  empresário australiano que se autodeclara Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin. Wright trouxe ao mercado o Bitcoin SV e, por ter sido acusado de fraude, ao se dizer o criador da primeira criptomoeda da história, acaba de mover dois processos judiciais, alegando difamação. O primeiro contra Hodlonaut, o responsável por iniciar a Lightning Torch; em seguida, o alvo foi o podcaster Peter McCormack, que, inclusive postou em sua conta, no Twitter, uma foto do comunicado legal de que estava sendo processado.

E agora quem traz novo capítulo à novela sobre a discussão da identidade de Satoshi Nakamoto é Ryan Charles, o CEO da Money Button, empresa de sistemas de pagamento digital. O executivo, literalmente, reacendeu a polêmica, usando suas redes sociais. Tudo começou com um tweet que acabou repercutindo no mercado crypto, em que ele citava a relevância acadêmica e dizia acreditar que Crag Wright era o verdadeiro Satoshi Nakamoto.

O resultado foi uma série de comentários negativos. Então, como resposta à repercussão de suas afirmações, o CEO da Money Button fez um vídeo, postado no canal que mantém no YouTube e replicado no perfil do Twitter. Ele diz que o objetivo do novo conteúdo é “limpara a desinformação” sobre Craig Wright, cita as pesquisas que vem desenvolvendo em torno, por exemplo, dos conceitos defendidos em uma das teses de doutorado do controverso empresário, além de apresentar as razões que o levam a crer que Wright e Satoshi são a mesma pessoa. Para ele, as provas estão disponíveis on-line e vêm de sua interação pessoal com Wright, que é muito inspiradora. Veja o vídeo

A polêmica relação entre Craig Wright e Satoshi

As especulações em torno de quem seria Satoshi Nakamoto não são de hoje. O fato é que esse é um pseudônimo que esconde a identidade da pessoa, ou do grupo de pesquisadores responsáveis pelo surgimento do Bitcoin e pela autoria do White Paper que explica toda a base conceitual da criptomoeda. Nessa história, que já contabiliza uma década, houve alguns supostos Satoshis.

Craig Wright surgiu como uma dessas personalidades em dezembro de 2015, quando a revista americana Wired o apontou como o criador das criptmoedas. Em 2016, Wright confirmou a informação, dizendo que a opção por revelar a identidade era uma forma de evitar especulações e proteger pessoas próximas. Desde então, muito se discute se o empresário é, de fato, o pai do Bitcoin. Outro capítulo bem recente, em torno da figura de Satoshi, vem com John McAfee que afirma ter descoberto a verdadeira identidade por trás do pseudônimo.

 

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.