CEO da SWIFT revela planos de integrar tecnologia blockchain à rede
SWIFT se rendeu ao blockchain?
A rede de pagamentos global SWIFT revelou seus planos para integrar tecnologia da empresa focada em blockchain R3.
- Leia mais: 3xbit anuncia o lançamento da 3xCâmbio
Falando durante o evento Paris Fintech Forum, o CEO da rede, Gottfried Leibbrandt, afirmou que a SWIFT anunciará formalmente seus planos de um proof of concept junto à R3 hoje.
Leibbrandt estava falando pela primeira vez em um painel conjunto com Brad Garlinghouse, CEO da Ripple — que há muito tempo se intitulou como competidora da rede de pagamento interbancária da SWIFT. Garlinghouse recentemente comentou que “o que eles estão fazendo diariamente é tombar a SWIFT”.
SWIFT — que conta com 10 mil bancos em sua rede — adentrou diversos programas piloto de blockchain no ano passado, mas ainda não mexeu em sua arquitetura de transferências.
Gottfried afirmou durante o evento:
“Nossa nova plataforma GPI é extremamente interoperável e aberta, e nós sempre tivemos links para outras redes. Nós anunciaremos hoje uma proof of concept com a blockchain da R3 para trade, onde você poderá iniciar um pagamento em uma plataforma, e estão passar por GPI. Então, nós estamos explorando interconectividade com diversas coisas.”
A GPI (inovação global de pagamentos) da SWIFT objetiva agilizar e aumentar a transparência de pagamentos internacionais. Na medida em que o serviço continuava ganhando tração no ano passado, pessoas foram rápidas em sugerir que sua expansão parecia ter sido galvanizada pela competição trazida pelo setor blockchain.
À época, a SWIFT manifestou suas dúvidas sobre a tecnologia disruptiva conseguir escalar, alegando que todos os projetos de blockchain dos bancos são internos ou bilaterais. Quando se fala em escalabilidade, vem à tona a complexidade.
Tendo lançado recentemente sua rede Corda, a R3 angariou 300 parceiros de diversas indústrias — do setor público e privado — para colaborar no desenvolvimento da Corda, sua plataforma blockchain open source, bem como com sua iniciativa Corda Enterprise.
A Corda viu uma onda de adoção nos últimos meses. Em dezembro, a Euro Debt Solution, baseada na Corda, foi utilizada por uma tríade de bancos: um alemão, um francês e um holandês. Foi realizada uma transação oficial de um documento comercial. Além disso, a gigante japonesa SBI Holdings anunciou sua parceria com a R3 para impulsionar o uso da Corda na Ásia. Por fim, 26 companhias francesas e cinco grandes bancos completaram testes de know your customer utilizando Corda.
Fonte: The Cointelegraph