CEO do Twitter promete combater golpes envolvendo criptomoedas ocorridos na plataforma

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, prometeu que a rede social combaterá o número crescente de golpes envolvendo criptomoedas, onde os malfeitores utilizam contas falsas para se passarem por pessoas importantes da esfera cripto.

Leia mais: Juiz classifica criptomoedas como commodities

Ao longo dos últimos meses, um número crescente de figures importantes na indústria com muitos seguidores no Twitter viram seus perfis serem copiados e utilizados para convencer os mais ingênuos a enviarem suas criptomoedas para as carteiras dos golpistas.

No típico exemplo, que está descrito abaixo, um golpista cria uma conta imitando o criador da Litecoin, Charlie Lee. A conta falsa — cujo Twitter tem uma letra diferente da conta de Lee — responde a um tweet de Charlie, alegando que está realizando uma doação, mas os usuários devem enviar uma pequena quantia de litecoins para contribuir.

Muitas outras contas falsas, então, respondem ao post, alegando terem recebido suas LTC, fazendo com que o esquema pareça legítimo.

Leia mais: Novo estudo revela os custos vinculados à mineração de Bitcoin ao redor do mundo, inclusive no Brasil

twitter cryptocurrency scams

“- Apenas hoje eu darei 3000 LTC para os meus fãs. Para conseguir as suas, enviem qualquer quantidade entre 2 a 8 LTC para o meu endereço para receber de 10 a 40 LTC de volta.

– WOW! Que promoção maravilhosa! Gostaria de dizer que eu recebi minhas LTC em menos de 6 minutos.”

Para tornar as coisas piores, uma variedade de usuários do Twitter que foram “clonados” estão com dificuldades para verificarem suas contas, o que daria aos seus seguidores uma outra forma de distinguir as contas reais das faltas.

O Twitter, contudo, disse que já está lidando com esta questão.

“Estamos trabalhando nisso,” escreveu o CEO do Twitter, Jack Dorsey, após o professor Emin Gün Sirer tweetar que “estes golpes estão saindo do controle”.

Contudo, a cruzada da companhia contra os crescentes golpes já atingiu diversas contas legítimas em meio ao fogo cruzado. A Kraken — nona maior exchange em volume de troca — brevemente viu sua conta de suporte aos clientes banida, em uma ação que fez parte da luta contra os spams.

https://twitter.com/krakenfx/status/971068474796724224

Outros — incluindo o diretor de comunicações da Coin Center, Neeraj Agrawal — relataram que suas contas receberam um “shadow ban” (quando ninguém pode ver suas postagens ou te encontrar na rede social) do algorítimo anti-spam da plataforma, embora estes incidentes tenham sido corrigidos, aparentemente.

Além disso, as contas suspensas são rapidamente substituídas por novas, criando um jogo de gato e rato para os moderadores do Twitter.

Os golpistas já começaram a adaptar seus métodos para evitarem serem detectados. Foi o caso do imitador do Charlie Lee acima mostrado, muitas contas falsas começaram a utilizar URLs encurtadas para esconder o fato de que elas estão postando um link para os endereços de suas carteiras — o que indica que o Twitter está avaliando estes tipos de postagem com mais afinco.

Leia mais: Bitcoin acaba de cair em 10% após rumores de hack na Binance

Fonte: CCN.com

Edição: WeBitcoin