Charlie Lee: a baixa do mercado é boa para que avanços tecnológicos sejam feitos

O criador da Litecoin, Charlie Lee, desconsiderou a tendência de curto prazo nos valores das criptomoedas como resultado de especulação, ressaltando que a valorização a longo prazo é uma medida real do sucesso das criptomoedas, durante uma entrevista concedida ao CNBC em 27 de agosto.

Leia mais: Russia usará tecnologia Blockchain para regularizar contratos do Fundo de Pensão

Qual a importância do valor como medidor de sucesso?

Quando perguntando até onde o valor é uma métrica significativa para uma criptomoeda, e se ele reflete ou não o estado de sua rede, adoção ou viabilidade, Lee respondeu que:

“A longo prazo, o valor nos mostra o sucesso das criptomoedas, entretanto, a curto prazo ele não nos diz muito. Por exemplo, este ano a adoção de Bitcoin e Litecoin aumentou significativamente, mas seus valores caíram cerca de 60% a 70%. É porque está tudo muito volátil, tudo está em torno de especulação ultimamente, mas no futuro o valor refletirá o sucesso destas moedas.”

Lee ressaltou que é difícil prever quando a baixa do mercado este ano será revertida, afirmando que nos sete anos em que ele está na esfera, ele já viu movimentações positivas retornarem em um semestre – enquanto em outras ocasiões elas demoraram de três a quatro anos.

Leia mais: Governo brasileiro envia questionário para exchanges do país focado em lavagem de dinheiro

Ele enfatizou, contudo, que mercados em baixa são um momento bom para que os desenvolvedores e a cripto comunidade foquem em desenvolvimentos tecnológicos, aumento na adoção e resolução de desafios, como a escalabilidade:

“Eu gostaria de ver mais sobre a Lightning Network e sidechains, formas de ajudar na escalabilidade do Bitcoin e da Litecoin. Eu acredito que com a depressão do valor, esta é uma boa hora para as pessoas fazerem as coisas. É o que eu presenciei nas últimas baixas.”

Charlie Lee: a baixa do mercado é boa para que avanços tecnológicos sejam feitos

Adeus, litecoins

Lee também respondeu à reporter da CNBC, Melissa Lee, sobre sua decisão de vender suas Litecoins, explicando que ele optou por tomar esta decisão para evitar um conflito de interesses, aproveitando ainda para dizer que não comprará a altcoin de volta – não tão cedo, talvez nunca mais.

Em uma entrevista concedida ao site Cointelegraph em fevereiro deste ano, Lee caracterizou a ação de vender suas moedas como o primeiro passo para se distanciar do projeto, uma postura que ele reafirmou como necessária a fim de garantir que a Litecoin se torne uma criptomoeda totalmente descentralizada, verdadeira à característica do anonimato do Bitcoin.

No momento em que esta matéria é redigida, o Bitcoin está cotado a US$7043, apresentando uma queda de 0,37% nas últimas 24 horas, enquanto a Litecoin está cotada a US$61,63, uma queda de 1,99% durante o mesmo período.

Leia mais: Bitmain e BitKan se unem para sediar a Primeira Summit Mundial de Mineração Digital

Fonte: The Cointelegraph