Charlie Lee, criador da Litecoin: Compre um Bitcoin antes de investir em altcoins
É comum que investidores mais experientes do mercado das criptomoedas aconselhem os novatos a investirem pesado em Bitcoin e — dependendo da opinião deles em relação ao “maximalismo do Bitcoin” — ethereum, antes de investir no que muitos deles chamam de shitcoins. Porém, o que é menos comum é o criador de uma altcoin aconselhar a mesma coisa.
Leia mais: Três sinais indicam que o Bitcoin se manterá acima de US$7 mil
Foi exatamente o que fez o criador da Litecoin, Charlie Lee, quando aconselhou seus seguidores do Twitter a obterem, pelo menos, 1 BTC antes de comprarem outras criptomoedas — inclusive LTC. Ele afirmou:
“Haverá, no máximo, 21 milhões de bitcoins. Não há nem mesmo BTC suficiente para que cada milionário tenha uma. Então, antes de comprar qualquer outra moeda (LTC inclusa), tente ter pelo menos 1 BTC antes. Assim que tiver 1 BTC, você pode comprar todas as shitcoins que você quiser!”
https://twitter.com/SatoshiLite/status/1019139540215185409
Litecoin, criada em 2011 por Lee a partir de um fork do Bitcoin, sempre se promoveu como uma rede de pagamentos, a “prata para o ouro do Bitcoin”, e nunca como uma competidora da maior criptomoeda do mercado.
Leia mais: Bitcoin sobe mais que 10% em menos de 2 horas e o Mercado Cripto vai ao delírio!
Alguns maximalistas do Bitcoin até mesmo reconheceram o valor da Litecoin como um ambiente de testes para o desenvolvimento da Bitcoin, talvez evidenciado de melhor forma através da adoção pela LTC da Segregated Witness (SegWit), que ocorreu bem antes da ativação deste mecanismo na rede Bitcoin.
Lee revelou que vendeu todas as suas LTC, uma ação realizada pouco antes do mercado das criptomoedas entrar no período de queda livre, que já dura sete meses.
O ex-engenheiro da Coinbase, que agora trabalha na Litecoin em tempo integral, afirmou que vendeu seus fundos para remover o que ele acreditava ser um conflito de interesse em sua promoção do projeto. Ele elaborou:
“Sempre que eu falo sobre o valor da Litecoin no Twitter, ou até mesmo informo sobre boas e más notícias, eu sou acusado de fazer isso em benefício próprio. Então, de certa forma, é um conflito de interesse que eu tenha LTC e fale sobre ela no Twitter, porque eu tenho muita influência.”
Essa decisão foi tida como incrivelmente controversa pela comunidade da Litecoin, e críticos foram rápidos em lembrar desta ação logo após Lee aconselhar que investidores devem possuir pelo menos 1 BTC, antes de diversificarem o portfólio.
Lee, contudo, fortaleceu seu conselho em resposta aos críticos.
“O ponto é, não pense que você está perdendo oportunidades. Possuir outras moedas é muito mais arriscado. Possuir BTC é uma aposta mais segura. Antes de especular, invista em algo sólido antes. E não, eu não estou dizendo que a LTC é uma shitcoin.”
Leia mais: Fibonacci não funciona! Procede? Veja no gráfico do Bitcoin
Fonte: CCN