Charlie Munger, sócio de Warren Buffet, diz o que realmente pensa sobre o Bitcoin
Charlie Munger, da Berkshire Hathaway, diz o que ele realmente pensa sobre o Bitcoin
O investidor de valor bilionário Charlie Munger , o vice-presidente da Berkshire Hathaway de 97 anos , compartilhou suas últimas idéias sobre o Bitcoin na quarta-feira (24 de fevereiro), enquanto falava na Reunião Anual de Acionistas do Daily Journal Corporation.
Uma recapitulação dos comentários anteriores de Munger sobre cripto
Nos últimos anos, Munger tem sido um crítico severo do Bitcoin.
Por exemplo, como o primeiro CNBC relatou em dezembro de 2017, em 30 de novembro de 2017, em um evento realizado pela Ross School of Business da Universidade de Michigan , onde Munger era um convidado, quando questionado sobre suas opiniões sobre criptomoedas, ele chamou o Bitcoin de “uma insanidade total ”:
“ Eu acho que é perfeitamente estúpido até mesmo parar para pensar sobre eles … São pessoas más, bolha maluca, má ideia, atraindo as pessoas para o conceito de riqueza fácil sem muita percepção ou trabalho. Essa é a última coisa na Terra em que você deve pensar … Há um monte de coisas que não vão funcionar para você. Descubra o que são e evite-os como uma praga. E um deles é bitcoin. … É uma loucura total. “
Então, em 10 de janeiro de 2018, em uma entrevista por telefone com “Squawk Box” da CNBC , ele se referiu ao Bitcoin e outras criptomoedas como “bolhas”.
Quase um mês depois, no Dia dos Namorados, em uma sessão de perguntas e respostas na assembleia anual de acionistas de 2018 do Daily Journal, mais uma vez, Munger não gostava do Bitcoin, chamando-o de “veneno nocivo”.
Em 28 de abril de 2018, Munger estava novamente atacando Bitcoin e outras criptomoedas, dizendo – durante uma entrevista ao Yahoo Finance – que aqueles que os compravam estavam especulando em vez de investindo:
“ Se você comprar algo como uma fazenda, um prédio de apartamentos ou uma participação em um negócio … Você pode fazer isso por conta própria … E é um investimento perfeitamente satisfatório. Você analisa o investimento em si para gerar retorno. Agora, se você comprar algo como bitcoin ou alguma criptomoeda, você realmente não tem nada que produziu alguma coisa. Você só espera que o próximo pague mais. “
No sábado, 5 de maio de 2018, na reunião anual de acionistas de 2018 da Berskhire Hathaway , o lugar onde seu chefe chamou o Bitcoin de “veneno de rato ao quadrado”, isto é o que Munger disse sobre o trade de criptomoedas:
“ É apenas demência … E acho que as pessoas que são negociantes profissionais que negociam criptomoedas, é simplesmente nojento. É como se outra pessoa estivesse trocando bosta e você decidisse: ‘Não posso ficar de fora. ‘”
No dia seguinte, durante uma entrevista ao Yahoo Finance , Munger disse o seguinte sobre o Bitcoin:
“ A ciência da computação por trás do Bitcoin é um grande triunfo da mente humana, é o que cativou todas essas pessoas. Eles criaram um produto difícil de criar mais, mas não impossível … Isso é muito peculiar, mas eles conseguiram fazer. Portanto, muitas pessoas da ciência da computação amam isso simplesmente porque é uma conquista extrema da ciência da computação. Eu, é claro, não tenho interesse nisso porque não é o meu assunto. E eu vejo um meio especulativo artificial, onde as pessoas estão comprando apenas porque acham que podem vender para outra pessoa por um preço mais alto, embora isso não tenha valor intrínseco. E assim considero todo o negócio como anti-social, estúpido, imoral. “
Os pensamentos mais recentes de Munger sobre o Bitcoin
Durante a reunião anual de 2021 do Daily Journal, a correspondente do Yahoo Finance, Julia La Roche, apresentou perguntas dos acionistas do Daily Journal a Munger, e algumas delas eram sobre Bitcoin.
A primeira pergunta era:
“ Qual é a maior ameaça competitiva aos bancos americanos, como o Bank of America e o US Bank, ambos participações acionárias do Daily Journal Corporation no longo prazo? São carteiras digitais como PayPal, Square ou Apple Pay? É Bitcoin? Finanças descentralizadas ou outra coisa? “
Munger respondeu:
“ Bem, acho que não sei exatamente qual é o futuro dos bancos e não acho que sei como o sistema de pagamentos irá evoluir. Eu realmente acho que um banco administrado corretamente é um grande contribuinte para a civilização e que os bancos centrais do mundo gostam de controlar seu próprio sistema bancário e seu próprio estoque de dinheiro.
“ Então, não acho que o Bitcoin acabará sendo o meio de troca para o mundo. É muito volátil para servir bem como meio de troca. E é realmente uma espécie de substituto artificial para o ouro e, como eu nunca compro ouro, nunca compro nenhum Bitcoin e recomendo que outras pessoas sigam minha prática.
“O Bitcoin me lembra o que Oscar Wilde disse sobre a caça à raposa. Ele disse que era a busca do intratável pelo indizível. “
Outra pergunta era:
“Sua opinião sobre criptomoedas permaneceu a mesma e o Daily Journal consideraria Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda como um ativo no balanço patrimonial semelhante ao que Tesla fez recentemente?”
Munger respondeu:
“Não seguiremos Tesla e o Bitcoin.”
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.