Chefe de Kraken exorta investidores cripto a cuidarem de si próprios

Não confiem em ninguém

Jesse Powell, cofundador e presidente da exchange cripto de São Francisco, Kraken, compartilhou algumas palavras de sabedoria com investidores. Apesar de órgãos reguladores de valores mobiliários procurarem maneiras de proteger investidores de qualquer atividade fraudulenta que possa surgir em ICOs abusivos, Powell, ao ser entrevistado na CNBC no Fórum Econômico Mundial em Dubai, colocou a responsabilidade sobre os investidores, mas também apresentou uma perspectiva otimista para o mercado de criptomoedas em 2018, indicando uma capitalização de mercado combinada de $1 trilhão de dólares.

“No fim das contas, acredito que consumidores precisem cuidar de si próprios, analisar os fundamentos de qualquer moeda e não confiar em qualquer exchange para os proteger da volatilidade do mercado,” disse Powell.

Leia mais: Confusão sobre fork impulsiona Litecoin acima dos $200

Kraken também possui riscos

Isso não significa que a Kraken, a maior exchange de bitcoin com base no volume e liquidez de negociações em euro, não cuide de seus negociadores. A exchange possui um processo rigoroso de verificação para qualquer moeda nova que deseje ser listada na plataforma. Mas se levarmos em conta que a Kraken é uma das principais exchanges na qual ICOs desejam listar suas moedas, juntamente com outras exchanges, como a Bittrex, a Poloniex, e a Binance, fica claro que não se trata de uma tarefa fácil.

“Não fazemos nenhuma promessa sobre o futuro de nenhuma moeda, as coisas podem mudar facilmente quando você obtém $1 bilhão de dólares em 10 minutos,” acrescentou Powell.

Tais comentários surgiram logo após um período de vários dias em que todo o sistema da Kraken ficou fora do ar. A interrupção dos serviços ocorreu em virtude de uma atualização em seu mecanismo de negociações, entretanto, tal atualização deveria ter levado apenas algumas horas. Apesar da Kraken não ter sido hackeada, a interrupção do serviço assustou negociadores na plataforma.

As afirmações de Powell com relação aos riscos associados com as criptomoedas surgiram em meio às tentativas de órgãos reguladores de exercer maior controle sobre o mercado.  Os reguladores da União Europeia, por exemplo, acabaram de emitir um alerta conjunto para investidores com respeito às criptomoedas “altamente especulativas”, os exortando  a não investir mais do que podem perder.

Perspectiva otimista

Apesar de sérias, as observações de Powell não eram totalmente cautelosas. Além disso, Powell acredita que a capitalização de mercado combinada das criptomoedas podem alcançar $1 trilhão de dólares em 2018. Powell está apoiando uma aceleração no mercado cujo catalisador é uma geração de novos talentos.

“Há um número muito maior de crianças se graduando de cursos cripto nas universidades hoje. Acredito que, a partir de agora, continuaremos a ver isso crescer exponencialmente,” disse ele à CNBC.

Sua opinião otimista, especialmente em virtude do do começo difícil das negociações de criptomoedas seguido de um aumento na tendência regulamentar ao redor do mundo, é animador para investidores e se assemelha à opinião otimista apresentada pelos gêmeos Winklevoss. Eles acreditam que, mesmo que leve anos, a capitalização de mercado do bitcoin sozinho pode atingir o valor de $4 trilhões de dólares.

A capitalização de mercado das criptomoedas tem se tornado bem popular recentemente, estando atualmente avaliada em aproximadamente $433 bilhões.

Fonte: CCN.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/