China acelera desenvolvimento de sua moeda digital

China deve se tornar o primeiro país a ter sua própria moeda digital.

“A China precisa se tornar a primeira nação a emitir uma moeda digital”.

É o que pode ser lido em artigo publicado na China Finance, revista do banco central chinês (PBoC), conforme noticiado pela Reuters.

O objetivo seria internacionalizar ainda mais o yuan e reduzir sua dependência do sistema global de pagamentos em dólares.

De fato, de acordo com a China Finance, os direitos de emitir e controlar uma moeda digital devem se tornar um “novo campo de batalha” para a competição entre países soberanos, e a emissão de moedas digitais por bancos centrais traria grandes mudanças ao sistema financeiro global atual .

Nesse sentido, o próprio PBoC aponta que o país teria muitas vantagens e oportunidades para emitir sua moeda digital (DC/EP) e, portanto, deveria acelerar nesse sentido para colher os benefícios antes dos demais, especialmente como o digital. A moeda pode melhorar a implementação da política monetária e, assim, apoiar melhor a recuperação econômica pós-pandêmica, além de ajudar a quebrar o monopólio internacional do dólar.

Vale acrescentar que até ontem o yuan se valorizava significativamente em relação ao dólar norte-americano, ao passar de US$ 0,1415 no início de julho para US$ 0,1480, com um ganho de mais de 4,5% em menos de dois meses. Hoje, porém, após a publicação do artigo da China Finance, ela perdeu 0,46%.

É possível que o PBoC pretenda desvalorizar o yuan em relação ao dólar, para ajudar as exportações, acompanhando o crescimento dos últimos meses, e talvez uma moeda digital possa ajudar a fazê-lo, por exemplo, distribuindo dinheiro diretamente aos cidadãos, como feito por exemplo nos Estados Unidos em meio a uma emergência pandêmica.

Moeda digital da China encaminhada

Nesse ínterim, o teste de campo da criptomoeda chinesa já está em andamento, tanto que a mídia local relata que alguns dos principais bancos comerciais estatais da China já começaram a realizar testes internos em grande escala.

Além disso, uma unidade de pesquisa já solicitou 130 patentes para essa nova moeda digital, que formaria uma cadeia de suprimentos completa para apoiar seu lançamento.

Como resultado, agora é evidente que a China está realmente levando isso a sério, embora ainda não esteja claro qual será o prazo.

Fonte: cryptonomist

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.