China está desenvolvendo uma moeda digital estatal

A China está no processo de desenvolvimento de uma moeda digital estatal, disse o chefe de um centro de pesquisa, financiado pelo governo, voltado à área de blockchain.

Leia mais: Coingeek financiará plataforma que aumentará anonimato das transações de Bitcoin Cash

Segundo o relato do jornal Shanghai Securities News nesta quinta-feira, Zhang Yifeng, chefe do China Banknote Blockchain Research Center, afirmou que a pesquisa e o desenvolvimento de uma moeda fiat digital está ocorrendo na China, acrescendo que ainda não há uma data estimada para o lançamento.

Sendo uma organização financiada pelo governo, o centro foi formado sob a área de desenvolvimento da Indústria das Notas e Cartões de Crédito da China, que é uma companhia estatal controlada pela Corporação de Cunho e Impressão de Notas da China, uma subordinada direta do Banco Popular da China, o banco central do país.

Tais afirmações seguem aquelas feitas pelo ex-chefe do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan, que afirmou em uma conferência de imprensa realizada em março deste ano que o desenvolvimento de uma moeda digital apoiada pelo banco central é “inevitável”, sem descartar a opção de criar a referida moeda sobre uma tecnologia de registros distribuídos.

Leia mais: Vitalik Buterin e OmiseGO doam US$1 milhão em criptomoedas para refugiados de Uganda

4th%20quarter
Banco Popular da China

Os comentários de Zhang fornecem mais clareza ao assunto, após suas negativas em relação aos recentes rumores que se espalharam na mídia chinesa, sugerindo que o país já teria lançado uma moeda digital apoiada pelo banco central. No início dessa semana, durante uma cúpula financeira realizada em Hangzhou, Zhang chamou estes rumores de fake news, sem fornecer maiores detalhes.

Em suas últimas declarações, Zhang disse que mesmo mediante o lançamento de uma moeda digital pelo banco central, esta não substituirá o mecanismo monetário existente imediatamente. Em vez disso, ele prevê que ambas as moedas – digital e fiat – serão utilizadas em paralelo.

Zhang posteriormente argumentou que o valor como uma ferramenta de pagamento é fundamental para uma moeda digital estatal. Bitcoin e ethereum não podem ser chamadas de moedas digitais, ele afirma, tendo em vista o fato de que seu acúmulo de valor superou suas funções como formas de pagamento.

Leia mais: Ripple se junta ao consórcio de blockchain Hyperledger

Fonte: CoinDesk

Edição: WeBitcoin