China está testando sua moeda digital nas principais cidades do país, incluindo Pequim e Hong Kong

China anuncia teste de moeda digital financiada pelo Banco Central em suas principais cidades

O Ministério do Comércio da China anunciou na sexta-feira que uma execução piloto da moeda digital do banco central do país (CBDC) começará na “Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, região de Pequim-Tianjin-Hebei e região do Delta do Rio Yangtze.”

De acordo com o ministério, o yuan digital já está sendo testado em quatro cidades: Xiongan New Area na província de Hebei no norte da China, Shenzhen na província de Guangdong no sul da China, Suzhou na província de Jiangsu no leste da China e Chengdu na província de Sichuan no sudoeste da China. Ele também será testado durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, e será expandido para outras regiões conforme apropriado, acrescentou o ministério.

“O lançamento da moeda digital do banco central é propício para atender de forma eficiente as demandas das pessoas por moeda corrente na economia digital, para melhorar a conveniência, segurança e nível de anti-falsificação de pagamento no varejo, bem como para acelerar o desenvolvimento da economia digital do país,” explicou Yi Gang, governador do Banco Popular da China (PBOC).

Os quatro maiores bancos comerciais estatais da China também iniciaram testes internos em grande escala de um aplicativo de carteira digital. Esse tema foi detalhado pelo site oficial de comunicação eletrônica do Conselho de Estado da República Popular da China na sexta-feira. O Banco da China, o Banco de Construção da China, o Banco Industrial e Comercial da China e o Banco Agrícola da China estão testando o renminbi digital com o banco central nas principais cidades, incluindo Shenzhen.

O anúncio descreve:

“Os usuários no teste podem usar a carteira digital para recarregar contas, sacar dinheiro, fazer pagamentos e transferir dinheiro após o registro com seu número de telefone celular. Os bancos também estão testando um cenário em que os usuários podem transferir dinheiro sem internet.”

Como noticiou o news.Bitcoin.com, as empresas que supostamente testaram a moeda digital apoiada pelo PBOC incluem veículos chineses para locadora de veículos Didi Chuxing, McDonald’s, Starbucks, Subway, JD Supermarkets, Tencent e Ant Financial.

Fonte: Bitcoin.com

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.