China finaliza testes de sua blockchain do CBDC, a mBridge

CBDC

Oficial chinês apresenta sistema blockchain para Currency Bridge que permite pagamentos transfronteiriços com liquidação instantânea da CBDC

Mu Changchun, líder do Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China, apresentou os avanços nas estruturas técnicas e de privacidade da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) chamada ‘Ponte do Dinheiro’ durante uma sessão importante no Simpósio FinTech na Semana de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.

O projeto ‘Money Bridge’ utilizará um blockchain proprietário chamado mBridge Ledger (mBL), projetado especificamente para esse fim. O mBL oferecerá recursos essenciais, incluindo liquidações simultâneas de câmbio, processamento de pagamentos, gestão de carteiras e garantia da privacidade.

A fase piloto do mBridge foi bem-sucedida

Desde fevereiro de 2021, o Instituto de Moeda Digital tem colaborado com vários bancos centrais, como a Autoridade Monetária de Hong Kong, o Banco da Tailândia e o Banco Central dos Emirados Árabes Unidos. Juntos, estão trabalhando sob a orientação do Centro de Inovação para testar e explorar as aplicações dos CBDCs em sistemas de pagamentos transfronteiriços.

Em agosto e setembro de 2022, um teste piloto bem-sucedido com oito Bancos comerciais envolveu transações reais na plataforma Money Bridge. Nove pagamentos transfronteiriços e transações cambiais, no valor de mais de um milhão de yuans, foram realizados, com transações digitais em yuans representando 5,46% da atividade, principalmente em comércio transfronteiriço e transações interbancárias.

Mu Changchun enfatizou a transparência da estrutura MBridge, com código-fonte aberto para inspeção por autoridades. O projeto Money Bridge busca definir um padrão para transações seguras de moeda digital transfronteiriça, mostrando o potencial dos CBDCs nos sistemas financeiros globais.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future