China: Starbucks não está testando o yuan digital

Starbucks nega envolvimento nos testes do novo yuan digital.

Há alguns dias, circulou a notícia de que a Starbucks teria assinado um acordo para realizar testes com o novo yuan digital na China.

Os testes estão prestes a começar e envolvem várias empresas, mas agora sabemos que a Starbucks não faz parte.

De fato, um porta-voz da empresa declarou explicitamente que não está participando do processo de teste da moeda digital da China.

Haveria outros 19 restaurantes e lojas de varejo no distrito comercial de Xiongan participando dos testes do que atualmente é conhecido como DCEP, um acrônimo que na verdade significa apenas moeda digital / pagamento eletrônico, embora possa não ser esse o nome final.

Essas atividades também envolveriam as redes McDonald’s e Subway, mas, diferentemente da Starbucks, elas não confirmaram nem negaram até agora.

Outras lojas seriam minimercados e supermercados administrados por empresas chinesas, enquanto aqueles que recebem tokens para gastar para fins de testes seriam funcionários públicos.

Os testes de gastos operacionais reais devem começar em maio, graças a Alipay, Banco Agrícola da China, Ant Financial e Tencent.

Como tal, para participar dos testes estarão os intermediários financeiros que gerenciarão as transações, os cidadãos que receberão os subsídios e as empresas que aceitarão a DCEP através dos instrumentos disponibilizados pelos intermediários financeiros.

Essa pode ser a primeira criptomoeda nacional do mundo a ser usada em larga escala e não surpreende que a China seja a primeira a realizar esses testes com a intenção de emitir um instrumento de pagamento semelhante.

Um dos principais objetivos é substituir o dinheiro por tokens que podem ser rastreados com muito mais facilidade e, como os chineses já estão amplamente acostumados a fazer pagamentos por meio de aplicativos de mensagens como o WeChat, a disseminação do DC / EP pode não ser particularmente difícil no país.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.