Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde diz que criptomoedas são “inúteis” e “baseadas em nada”

Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde diz que criptomoedas são "inúteis" e "baseadas em nada"
Christine Lagarde fez duras críticas às criptomoedas. Imagem: Reprodução.

As criptomoedas não estão tendo os melhores momentos agora. Além dos preços em queda que viram quase US $ 1 trilhão varrido dos mercados, parece que as pessoas estão fazendo fila para menosprezar o Bitcoin e outros ativos digitais. A última crítica veio da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, que disse que as criptomoedas são “inúteis” e “baseadas em nada”.

Conforme noticiado pelo site TechSpot, falando recentemente na televisão holandesa, Christine Lagarde deixou bem claro seus sentimentos sobre o assunto. “Eu disse o tempo todo que as criptomoedas são ativos altamente especulativos e muito arriscados”, explicou ela. “Minha avaliação muito humilde é que são inúteis. Não se baseiam em nada, não há ativos subjacentes para atuar como âncora de segurança.”

Como zeladores do euro, nós @ecb queremos manter um diálogo aberto com as pessoas que servimos.

Tive o prazer de responder às perguntas dos alunos sobre inflação, a guerra na Ucrânia e minha carreira.

Assista ao episódio @collegetour_nl às 20:20 CET no canal de TV holandês NPO2.

Os comentários de Lagarde chegam em um momento em que as criptomoedas estão enfrentando uma grande crise. O colapso da Terra e sua moeda de suporte Luna no início deste mês dizimou o valor dos mercados de criptomoedas, que enfrentam a pressão adicional do aumento do escrutínio regulatório e da guerra Rússia/Ucrânia. O preço do Bitcoin caiu quase 50% em comparação com seis meses atrás, e o Ethereum caiu cerca de 42% no último mês.

2022 05 23 image
Preço do Bitcoin nos últimos seis meses

Lagarde não é uma cética completo das criptomoedas, no entanto. Ela também falou sobre o projeto do Euro digital do BCE, que deve chegar nos próximos quatro anos. “No dia em que tivermos a moeda digital do banco central, qualquer euro digital, eu garanto – então o banco central estará por trás disso e acho que é muito diferente de muitas dessas coisas”, acrescentou.

Enquanto a presidente do BCE admitiu que praticou o que pregava ao não possuir nenhum criptoativo – embora ela os siga “com muito cuidado” – um de seus filhos investiu, indo contra o conselho de sua mãe. “Ele é um homem livre”, disse ela.

Os comentários chegaram logo depois que Sam Bankman-Fried, bilionário de criptomoedas e fundador/CEO da exchange de criptomoedas FTX, disse que não vê um futuro para o Bitcoin como uma rede de pagamentos. Ele criticou o sistema de prova de trabalho do BTC por seus altos custos ambientais e ineficiência.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.