Cidade da Espanha lança concurso para criação de rede Blockchain voltada ao setor público
A nova plataforma deve facilitar o intercâmbio de dados entre diferentes instituições
De acordo com as autoridades espanholas, a cidade de Bilbao lançou um concurso de US$171.000 para o desenvolvimento de uma plataforma blockchain voltada a serviços públicos.
A prefeitura da cidade deseja criar uma plataforma descentralizada que permita que os cidadãos atuem com “procurações” online.
Ao receberem o contrato, as empresas devem desenvolver a rede em até 6 meses. A companhia vencedora deve construir uma plataforma semelhante à EJIE, rede digital do País Basco. Esta, por sua vez, opera no Quórum da JPMorgan, plataforma de smart contracts distribuída criada para questões financeiras e baseada no blockchain do Ethereum.
Com a nova plataforma, a prefeitura visa facilitar o intercâmbio de dados entre diferentes instituições públicas. De acordo com as autoridades, o blockchain irá auxiliar no armazenamento de dados dos cidadãos com segurança, impedindo hacks e alterações.
Atualmente a Espanha é um dos países mais otimistas em relação à nova tecnologia.
Recentemente a comunidade de Aragão anunciou o fornecimento de serviços blockchain em nível estadual. Em outubro, o porto de Valência, um dos mais movimentados do país, iniciou um projeto para se tornar um “porto inteligente”, buscando melhorar a logística e realizar um corte de custos.
FONTE: COINTELEGRAPH
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.